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dc.contributor.advisorCunha, Josafá Moreira da, 1978pt_BR
dc.contributor.authorMandira, Marielly Rodrigues, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-23T19:04:22Z
dc.date.available2022-08-23T19:04:22Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49073
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 08/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 48-56pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve por objetivo averiguar a incidência do Cyberbullying entre estudantes de escolas públicas e quais possíveis associações a fatores individuais e do contexto escolar, por meio de estudo descritivo correlacional entre as variáveis de Vitimização e Agressão no contexto escolar e virtual. Foi hipotetizado que a vitimização e a agressão no Bullying e no Cyberbullying estariam significativamente relacionados a fatores sociodemográficos, e que o Cyberbullying estaria significativamente relacionado com os padrões de uso da internet. Os participantes foram 1940 crianças e adolescentes (idade média = 11,06; d.p. = 3,02), de 87 turmas de 14 escolas públicas do município de Curitiba - Paraná - Brasil. Os participantes completaram as seguintes medidas: Escala de Agressão e Vitimização entre Pares (EVAP) e Cyberbullying Questionnaire (CBQ). Conforme a hipótese inicialmente levantada as variáveis de Bullying e o Cyberbullying correlacionaram-se positivamente e também estavam relacionadas às variáveis sociodemográficas, como idade, ciclo de ensino e cor, raça ou etnia, observando-se que os participantes que se declararam pretos apresentaram escores mais elevados para as variáveis de vitimização, agressão e cyber-agressão em relação a estudantes que se declararam brancos ou pardos. Também houve a correlação positiva significativa entre o Bullying e o Cyberbullying no início e no final do ano letivo, demonstrando que o envolvimento no início do ano letivo em qualquer dos comportamentos de vitimização e agressão prevê o envolvimento no final do ano letivo. Verificou-se que o padrão de uso das tecnologias de informação e comunicação foi encontrado como um dos preditores para a cyber-agressão. Os dados apresentaram resultados opostos a algumas pesquisas realizadas em escolas públicas de outros países e se mostraram de grande relevância para preencher a evidente lacuna na literatura nacional sobre esta temática. Palavras-chave: Bullying; Cyberbullying; Escola; Crianças; Adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study aimed to investigate the incidence of Cyberbullying among public school students and what possible associations to individual factors and school context, through a descriptive correlation study between the variables of Victimization and Aggression in the school and virtual context. It was hypothesized that victimization and aggression in Bullying and Cyberbullying would be significantly related to sociodemographic factors and that Cyberbullying would be significantly related to Internet usage patterns. The participants were 1940 children and adolescents (mean age = 11.06; SD = 3.02), of 87 classes from 14 public schools in the city of Curitiba - Paraná - Brazil. Participants completed the following measures: Aggression and Peer Victimization Scale (EVAP), Cyberbullying Questionnaire (CBQ). According to the hypothesis initially raised, the variables of Bullying and Cyberbullying were positively correlated and also related to sociodemographic variables, such as age, education cycle and race or ethnicity, observing that participants who declared themselves to be afrobrasilians studentes had higher scores For the variables of victimization, aggression and cyber-aggression in relation to students who declared themselves to be caucasians or mestizos. There was also a significant positive correlation between Bullying and Cyberbullying at the beginning and end of the school year, demonstrating that involvement at the beginning of the school year in any of the victimization and aggressive behaviors predicts involvement at the end of the school year. It was found that the pattern of use of information and communication technologies was found as one of the predictors for cyber-aggression. The data presented opposite results to some researches carried out in public schools in other countries and showed to be of great relevance to fill the evident gap in the national literature on this subject. Key-words: Bullying; Cyberbullying; School; Children; Adolescents.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Este estudio tuvo como objetivo determinar la incidencia de ciberacoso entre los estudiantes de las escuelas públicas y las posibles asociaciones a los factores individuales y del contexto escolar, a través de un estudio descriptivo correlacional de las variables de la victimización y la agresión en la escuela y el contexto virtual. Se planteó la hipótesis de que la victimización y la agresión en acoso escolar y el ciberacoso se relacionaron significativamente con factores sociodemográficos y que el ciberacoso se relacionó significativamente con el uso de los estándares de Internet. Los participantes fueron 1940 niños y adolescentes (edad media = 11,06, SD = 3,02), 87 aulas en 14 escuelas públicas en la ciudad de Curitiba - Paraná - Brasil. Los participantes completaron las siguientes medidas: Escala de agresión y maltrato entre iguales (EVAP) Cyberbullying Questionnaire (CBQ). Como la hipótesis planteada inicialmente las variables de acoso escolar y ciberacoso correlacionó positivamente y también se relaciona con variables sociodemográficas como la edad, el ciclo de la educación y de raza o etnia, y señaló que los participantes que declararon negros tenían las puntuaciones más altas para las variables de victimización, la agresión y asalto cibernético en relación con los estudiantes que eran caucásico o mestizo. También hubo una correlación positiva significativa entre la intimidación y el acoso cibernético al comienzo y al final del año escolar, lo que demuestra que la participación en el inicio del año escolar en cualquiera de las conductas de victimización y la agresión proporciona la participación al final del año escolar. Se encontró que el patrón de uso de tecnologías de la información y la comunicación se encontró como uno de los predictores de la agresión cibernética. Los datos mostraron resultados opuestos a una investigación llevada a cabo en las escuelas públicas de otros países y han demostrado ser de gran importancia para llenar el vacío evidente en la literatura nacional sobre este tema. Palabras clave: Acoso Escolar; Ciberacoso; Escuela; Niños; Adolescentes.pt_BR
dc.format.extent70 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.subjectAssédio virtualpt_BR
dc.subjectEstudantes - Condutapt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.titleCyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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