dc.contributor.advisor | Ferraciolli, Márcio Cesar, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, Joseane Cristina Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-27T12:32:27Z | |
dc.date.available | 2021-12-27T12:32:27Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/48975 | |
dc.description | Orientador: Orientador: Profº Drº Márcio César Ferraciolli | pt_BR |
dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 59-68 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Com o progresso da aviação, a categoria do controlador de tráfego aéreo, profissional responsável por manter a regularidade, fluidez e segurança do tráfego aéreo, o que implica grande responsabilidade por milhares de vidas e altos níveis de estresse, foi a que sofreu maior impacto em suas relações de trabalho. O sistema de revezamento de turnos é inerente à atividade de controle de tráfego aéreo e tem sido apontado por um grande número de pesquisas, como uma múltipla fonte de problemas de saúde e de perturbação sócio-familiar. Busca-se com esse estudo, compreender os efeitos da organização do trabalho em turnos nas relações do controlador de tráfego aéreo, a fim de contribuir para o conhecimento de estratégias de adaptação ao trabalho que minimizem o seu impacto na vida desses trabalhadores. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (68 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade de pessoal | pt_BR |
dc.subject | Estresse (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Tráfego aéreo - Controle | pt_BR |
dc.title | As repercussões do trabalho em turnos na vida do controlador de tráfego aéreo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |