Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChueke, Zéliapt_BR
dc.contributor.authorMalanski, Priscila de Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-21T20:55:51Z
dc.date.available2017-08-21T20:55:51Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/48724
dc.descriptionOrientadora: Profª. Zélia Chuekept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 26/04/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: fls. 67-72pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Musicologia e etnomusicologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as competências implicadas na atividade do pianista colaborador vocal assim como a formação oferecida pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Como ponto de partida realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando-se estabelecer uma definição desta especialidade Em seguida, foram compilados currículos das disciplinas que contemplam este tipo de formação junto a cursos superiores de instrumento de universidades federais e estaduais do Brasil, assim como alguns editais de testes seletivos e concursos públicos destinados ao preenchimento de vagas para tais funções. O conteúdo destes documentos está apresentado no corpo do texto, seguidos dos resultados de entrevistas realizadas junto a profissionais reconhecidos e atuantes nesta área no país. Os dados obtidos com a pesquisa tornaram possível uma categorização segundo critérios de recorrência e os itens resultantes foram cruzados. O trabalho aqui apresentado pretende ressaltar a importância da adequação dos currículos dos cursos específicos às demandas da profissão, inspirando pesquisas correlatas. Palavras-chave: pianista colaborador, formação do colaborador vocal, competências para colaboração vocal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The goal of the present work is to investigate the competences implicated in the work of vocal coach pianists as well as the specific background offered by music graduate programs in Brazil. As starting point, bibliographical research helped to establish a proper definition of this kind of activity. The second step was to collect the syllabus of courses which intend to provide the necessary skills as part of university graduate courses in Brazil at national and departmental level, as well as calls for application regarding vacancies for these functions. The analysis?s results of these documents? contents are presented, followed by the results of interviews conducted with renowned and active professionals in Brazil. The data obtained through this research made it possible to categorize recurrent aspects which were later crossed with the previous results, obtained through document examination. The aim of the work which is hereby presented make evident the relevance of adequating curricula of specific courses to the demands of this particular profession, inspiring similar research works. Key-word : vocal coach, background for co-repetition, competences for co-repetition.pt_BR
dc.format.extent94 f. : il. grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectPianistaspt_BR
dc.titleO exercício da profissão de pianista colaborador vocal e a formação oferecida nas universidades federais e estaduais brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples