O processo de gerenciamento estratégico da informaçao e inovaçao : o caso da empresa de automaçao industrial de Itajaí (SC)
Resumo
Resumo: Analisa os fundamentos conceituais da Estratégia Empresarial, Inovação Tecnológica, Competitividade e da Gestão da Informação, para situá-los no ambiente de automação industrial. Tem por objetivo geral analisar a relação existente entre as ações estratégicas da empresa com a Gestão da Informação e as estratégias de Inovações Tecnológicas por meio de um estudo de caso. Por isso, teve por objetivos específicos levantar dados sobre o perfil da empresa para conhecê-la em termos de estudo de caso; caracterizar as estratégias de Inovação Tecnológica para reconhecê-lo como uma empresa inovadora; conceituar o processo de Gestão da Informação para inseri-la na estratégia empresarial. Para tanto, a metodologia empregada na coleta de dados primários (pesquisa de campo) girou em torno de entrevistas e de dois formulários de pesquisa. Um específico para a Gestão da Informação, com dez perguntas abertas aplicadas ao Gerente do Departamento da área Administrativa e outro sobre Inovação Tecnológica, para o Gerente do Departamento de Tecnologia, com sete perguntas abertas. Antes, porém, passaram por um pré-teste. Para a interpretação desses dados, a pesquisa utilizou à análise de conteúdos. Houve também o levantamento de dados secundários (pesquisa documental) para complementar as análises dos dados primários. Esta pesquisa conclui que a empresa estudada valoriza a necessidade de inovar para não correr riscos em perder competitividade ao longo do tempo. Quanto a Gestão da Informação, percebe-se a necessidade dos gerentes e administradores tornarem-se mais conscientes da importância da estratégia, do gerenciamento e do direcionamento informacional, uma vez que a Informação tem um papel fundamental na estratégia empresarial.
Collections
- Gestão da Informação [558]