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dc.contributor.advisorClemente, Ademir, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorFrigo, Anne Dinaurapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-14T22:21:04Z
dc.date.available2019-03-14T22:21:04Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48688
dc.descriptionOrientador : Ademir Clementept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Discute-se neste trabalho as fraudes bancárias sofridas por clientes de bancos comerciais, tais como clonagem de cartão, golpe da troca de cartão, cartão retido no terminal e fraudes originadas pela utilização do ambiente internet banking. Correlaciona-se as fraudes com a teoria da assimetria de informação e do risco operacional, risco este do qual as instituições bancárias estão expostas e no qual as fraudes estão inseridas. Apresenta-se como ocorrem as fraudes, o "modus operandi" de cada uma delas, os tipos de invasão de computadores por vírus decorrentes do acesso a páginas falsas ou pela execução de algum arquivo malicioso advindo de emails. Por último são destacados quais são os métodos reventivos utilizados pelas instituições financeiras para diminuir as ocorrências de fraudes e golpes aplicados em clientes usuários do sistema bancário.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectBancos - Fraudept_BR
dc.subjectInternet - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectBancos - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleInstituições bancárias : as fraudes via internet banking e com cartões e suas medidas preventivaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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