• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise de tecnologia da informação e comunicação aplicados a educação : um estudo exploratório com gestores e responsáveis de alunos

    Thumbnail
    View/Open
    ISABEL-GARCIA-FERREIRA.pdf (1.618Mb)
    Date
    2017
    Author
    Ferreira, Isabel Garcia
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Tecnologia da informação
    Aprendizagem
    Gerenciamento da informação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    TCC Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : Tendo como problema de pesquisa, e o objetivo principal, identificar o que é necessário para que as tecnologias de informação e comunicação sejam mais utilizadas na Educação em uma comunidade escolar no município de Curitiba na visão de gestores e responsáveis, de modo a identificar potencialidades, onde essa análise amplia os conhecimentos acerca das tecnologias educacionais, o presente trabalho aborda, no referencial teórico: Educação, Tecnologia da Informação- TI, Aprendizagem e Gestão da Informação. Após essa etapa foi demonstrada a metodologia adotada, a mesma caracteriza-se como exploratória e, a pesquisa do tipo Qualitativa. O Survey utilizado foram com 9 entrevistados que participam da comunidade escolar estudada, de modo que identificaram-se os recursos de Tecnologia da Informação e da Comunicação utilizados, os recursos necessários para a implantação, verificou-se o nível de aceitação para a implantação e identificaram-se as ferramentas utilizadas para obtenção e uso, da informação, na comunidade escolar, seguida da observação participante que teve como objetivo colocar em prática algumas questões que foram inseridas na entrevista, onde o ponto foco da técnica da observação é em relação ao uso dos computadores na comunidade escolar estudada, verificar a importância da tecnologia e suas respectivas aplicabilidades na escola. Diante de tal estudo, comprova-se que a tecnologia tem papel importante e serve como método facilitador no que diz respeito à aprendizagem e seus demais processos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48400
    Collections
    • Gestão da Informação [539]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV