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dc.contributor.advisorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Lourença Santiagopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-16T19:58:34Z
dc.date.available2022-03-16T19:58:34Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48327
dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo Duarte Freitaspt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçaopt_BR
dc.description.abstractResumo: No Brasil, em 2002, as Micros e Pequenas Empresas (MPEs) responderam por 99,2% do número total de empresas formais brasileiras, além de se destacar pelo crescimento real apresentado nos três anos antecedentes (SEBRAE, 2005). Entre as características inerentes as MPEs identificou-se: a forte presença de proprietários, sócios e membros da família como mão-de-obra, poder decisório centralizado, registros contábeis pouco adequados, mão de obra pouco qualificada, não sistematização no desenvolvimento das tarefas, baixo investimento em inovação tecnológica e a inexistência de políticas de informação. Ciente da importância das MPEs para a economia do país e no anseio de colaborar com o segmento, este trabalho se propõe a estruturação de uma estratégia para gerenciamento da informação organizacional, passível de adaptação a diferentes realidades e em especial as MPEs atuante no comercio varejista de Curitiba. Foram entrevistas 90 empresas e o resultado da pesquisa de campo apontaram falhas no tratamento dos documentos e informações geradas e adquiridas na empresa. Existe uma dependência do empresário em relação aos fornecedores como fonte de informação e contadores enquanto responsáveis pelo gerenciamento de seus documentos. Detectou-se que na sua maioria as empresas dispõem de computadores e impressoras. A documentação referente a contas a pagar/receber e fluxo de caixa detém a atenção dos Gerentes e Empresários. Enquanto que documentos de pesquisa, planejamento, treinamento, relatórios internos de vendas, de inadimplência, cadastro de fornecedores foram pouco lembrado pelos pesquisados. Entre os que disseram dispor de registros internos, poucos afirmaram utiliza essas informações na tomada de decisão. O resultado esperado passará pela mudança de comportamento do empresário que atualmente toma decisões de forma aleatória, sem sistematizar as tarefas. Observou-se que, as organizações não estão preparadas para gerenciar o seu ativo informacional.pt_BR
dc.format.extent59f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleEstratégia para o gerenciamento da informaçao organizacional em micros e pequenas empresas do comércio varejista de Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


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