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dc.contributor.advisorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorFrankenberg, Lilianpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T16:57:13Z
dc.date.available2024-02-23T16:57:13Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48326
dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo D. Freitaspt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçaopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Propõe-se estabelecer diretrizes para o gerenciamento de documentos, em uma organização empresarial, especificamente na área de gestão de pessoas. Inicia pelo levantamento bibliográfico referente às áreas de políticas de informação e gestão de pessoas, apresentando a evolução histórica da importância da informação em nossa sociedade. Assim como, a evolução da área de Recursos Humanos atualmente reconhecida como área de gestão de pessoas, das organizações, demonstrando a evolução do tratamento dos funcionários, que ganham o status de capital efetivo das organizações. Apresentam-se os conceitos e benefícios que a gestão de informação traz às organizações. Expõe os passos a serem seguidos para a implantação das referidas diretrizes. Também se apresentam os problemas gerados pela falta de organização do fluxo informacional, que, entre outras coisas, acarretam na diminuição de confiabilidade nas informações disponibilizadas, em perda de tempo na elaboração, busca e disponibilização destas, diminuindo a qualidade dos serviços oferecidos tanto pela área, quanto pela organização, e por fim, propõem diretrizes para auxiliar, melhorar, agilizar e dar maior segurança ao processo. Para fundamentar as diretrizes apresentadas, aplicou-se um questionário, a vinte e cinco organizações de pequeno e médio porte, sendo que dezesseis destas o responderam. O mesmo foi destinado a auxiliar no delineamento do panorama geral das organizações em relação às políticas informacionais. A coleta de dados investigou como as organizações se comportam, em relação às políticas informacionais, e verificou o interesse das mesmas na implantação deste processo e o grau atual de utilização de ferramentas de gestão da informação.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.titleDiretrizes para gerenciamento de documentaçao na área de gestao de pessoas : estudos preliminarespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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