Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Fernando Cerisara, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Adriana Paula Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-27T18:31:11Z
dc.date.available2020-05-27T18:31:11Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48187
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Fernando Cerisara Gilpt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 27/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f.187-194pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta tese, objetivamos verificar a presença da poesia antimoderna de Mario Quintana, que se desenvolveu ao longo de sua carreira. Por essa razão, visitamos toda a obra do poeta, no intuito de trazer à tona os elementos presentes em seus textos, que fazem dele um poeta filiado à corrente antimoderna. Inicialmente, apresentamos algumas considerações teóricas acerca do antimoderno, conforme Compagnon (2011), para logo realizar o levantamento dos fatores presentes da obra de Quintana que o tornam antimoderno. Em seguida, descrevemos o panorama literário das décadas de 1940 e 1950, período das primeiras publicações do poeta, no intuito de contextualizar sua produção literária. Ainda trazemos à baila as reflexões em torno do tipo de aliciação do poeta, a partir da análise de suas poesias. Na parte final deste trabalho, realizamos a análise da metapoesia e da crítica ao modernismo, presentes em suas obras. Com este fim, discutimos alguns aspectos dos estudos da metalinguagem. Para tanto, nos apoiamos nas teorias da poesia moderna e da crítica literária. Também reconstituímos, dentro dos nossos objetivos, o itinerário do poeta por meio das páginas dos treze livros editados entre 1940 a 1990, particularmente dos textos que apresentam elementos caracterizadores do antimoderno. Nossas constatações estão fundamentadas em estudos de teóricos da poesia moderna, dentre eles Antonie Compagnon (2010 e 2011). E, no que concerne à metalinguagem, buscamos apoio nos estudos de Gilberto Mendonça Teles (1989) e Samira Chalhub (1986), entre outros. São ainda referenciais importantes para o desenvolvimento desta tese os estudos de Carvalhal (1997; 2005), Glória Bordini (1997; 2006), Regina Zilberman (1982; 2006), Ligia Chiappini (1972). Na execução deste trabalho, foi possível verificar nas obras de Quintana a presença dos rudimentos que fazem dele um poeta marcado pelas características daquilo que Compagnon definiu como antimoderno. Embora a ambivalência dos conceitos de moderno e antimoderno, averiguamos ao final do estudo aspectos particulares, elaborados por meio de conceitos metapoéticos e metalinguísticos que se articulam na obra do poeta de modo singular e constante, colaborando para a constatação de marcas da antimodernidade presentes em toda sua obra. Palavras-chaves: Mario Quintana. Antimoderno. Metalinguagem. Metapoesia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this thesis, we aimed to verify the presence of Mario Quintana's anti-modern poetry, which developed throughout his career. Thence, we visit the entire work of the poet, in order to bring to light the elements present in his texts, which make him a poet affiliated with the anti-modern current. Initially, we present some theoretical considerations about the anti-modern according to Antoine Compagnon (2011), in order to carry out the survey of the present factors of Quintana's work that make it anti-modern. Then we describe the literary panorama of the 1940s and 1950s, period of the first publications of the poet, in order to contextualize his literary production.We still bring to light the reflections around the poet's kind of engagement, from the analysis of his poems. In the final part of this work we analyzeboth the metapoetry and the criticism of modernism present in Quintana's works.To this end, we briefly discuss the studies of metalanguage, based on theories of modern poetry and literary criticism. We also reconstitute, within our objectives,the poet's itinerary through the pages of his thirteen books published between 1940 and 1990, particularly those texts that present elements that characterize the anti-modern. Our findings are based on studies of modern poetry theorists, such as Antoine Compagnon (2010 and 2011). As far as metalanguage is concerned, we sought support in the studies of Gilberto MendonçaTeles (1989) and Samira Chalhub (1986), among others. Other important references for the development of this thesis are the works of Tânia Carvalhal (1997; 2005), Gloria Bordini (1997; 2006), Regina Zilberman (1982; 2006), Ligia Chiappini (1972), and many others. In the execution of this work, it was possible to verify in the works of Quintana the presence ofelements that make him a poet affiliated to the anti-modernism. Concluding the thesis, we identify the particular aspects in Quintana's work that, elaborated through metapoetic and metalinguistic concepts that are articulated in a singular and constant way, collaborate for his affiliation to antimodernism. Keywords: Mario Quintana. Anti-modern. Metalanguage. Metapoetry.pt_BR
dc.description.abstractResumen: En esta tesis, objetivamos verificar la presencia de la poesía antimoderna de Mario Quintana, que se desarrolló a lo largo de su carrera. Por esa razón, visitamos toda la obra del poeta, con el intuito de traer a la luz los elementos presentes en sus textos, que lo hacen un poeta afiliado a la corriente antimoderna. Inicialmente, presentamos algunas consideraciones teóricas acerca de lo antimoderno conforme Compagnon (2011), para realizar enseguida la recolección de los factores presentes de la obra de Quintana que lo tornan antimoderno. Luego describimos el panorama literario de las décadas de los 1940 y 1950, periodo de las primeras publicaciones del poeta, con el objeto de contextualizar su producción literaria. Aún planteamos las reflexiones acerca del tipo de incitación del poeta, a partir del análisis de sus poesías. En la parte final de este trabajo realizamos el análisis de la metapoesía y de la crítica al modernismo presentes en sus obras. Para este fin, discutimos algunos aspectos de los estudios del metalenguaje. Para tanto, nos apoyamos en las teorías de la poesía moderna y de la crítica literaria. También reconstituimos, dentro de nuestros objetivos, el itinerario del poeta por medio de las páginas de los trece libros editados entre 1940 a 1990, particularmente en los textos que presentan elementos caracterizadores de lo antimoderno. Nuestras constataciones se fundamentan en estudios de los teóricos de la poesía moderna, entre ellos: Compagnon (2010 y 2011). Y, en lo que concierne al metalenguaje, buscamos apoyo en los estudios de Gilberto Mendonça Teles (1989) y Samira Chalhub (1986), entre otros. Aún son referenciales importantes para el desarrollo de este trabajo los estudios de Carvalhal (1997; 2005), Glória Bordini (1997; 2006), Regina Zilberman (1982; 2006), Ligia Chiappini (1972), y muchos otros. En la execución de este trabajo, fue posible verificar en las obras de Quintana la presencia de los rudimentos que lo convierten en un poeta afiliado a lo antimoderno. Al concluir la tesis, identificamos los aspectos particulares en la obra de Quintana que, elaborados por medio de conceptos metapoéticos y metalingüísticos que se articulan de modo singular y constante, colaboran para su afiliación al antimodernismo. Palabras clave: Mario Quintana. Antimoderno. Metalenguaje. Metapoesía.pt_BR
dc.format.extent194 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectQuintana, Mario, 1906-1994pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Poesiapt_BR
dc.subjectMetalinguagempt_BR
dc.titleA poesia antimoderna de Mario Quintanapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples