• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Letramento digital na prática docente do ensino médio do Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, Colombo, PR

    Thumbnail
    View/Open
    TTC - Anderson Ferreira da Silva.pdf (250.2Kb)
    Date
    2008
    Author
    Silva, Anderson Ferreira da
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Inclusão digital
    Escolas - Inclusão digital
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação
    Abstract
    Resumo: Estudo de aspectos do Letramento Digital na prática docente do Ensino Médio. Pesquisa exploratória no Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, Colombo, PR, com o intuito de identificar o processo docente de busca de informação para ministrar a formação escolar e cidadã necessária à construção/realização do processo ensino aprendizagem. Para a análise do campo empírico, aplica-se um questionário ao universo constituído de 23 professores do Ensino Médio desse Colégio. De 82,15% do total de professores, obtém como principais resultados a confirmação que há falta de domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e despreparo da utilização da Internet como ferramenta pedagógica. O cenário levantado confirma o distanciamento entre as práticas docentes no ensino médio e os princípios do Letramento Digital, sinalizando a necessidade de repensar os processos de acesso e uso à informação no cotidiano escolar. Conclui-se que há falta de preparo do docente para utilizar as TICs no desenvolvimento das práticas pedagógicas em sala de aula. Esse despreparo é referente à falta de capacitação do próprio professor, falta de políticas de capacitação dentro da Secretaria de Estado da Educação, bem como ao fato de que a busca por capacitação para o uso dessas tecnologias deve ser desenvolvida pela própria pessoa. Nesse cenário, reforça a possibilidade da ação do Gestor da Informação como integrante no processo de Letramento Digital dentro da Escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48176
    Collections
    • Gestão da Informação [510]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV