dc.description.abstract | Resumo: Estuda aspectos da ética acadêmica na visão discente. Analisa a perspectiva ética de estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como intuito levantar a percepção de elementos considerados antiéticos no meio acadêmico e instigar a reflexão discente sobre os seus comportamentos cotidianos. Aborda, por meio de um referencial seletivo, os conceitos da ética, inserindo-os em diferentes contextos considerados importantes na vida dos estudantes. Em campo, processa observação participante na sala de aula do pesquisador e aplica, para alunos do primeiro e do último anos do Curso, um questionário voltado a opiniões e atitudes éticas. Apresenta quadro com elementos descritivos do comportamento diário observado em sala, fruto da observação. Ressalta, dentre os resultados obtidos, a diferença entre o discurso e a prática, tanto dos alunos ingressantes quanto dos graduandos. Levanta algumas hipóteses, com o auxílio da literatura pesquisada, sobre o porquê de determinados resultados. Destaca que o ensino da ética deve ter como objetivo formar cidadãos que respeitem a sociedade como um todo, indica que a instituição de ensino deve debater abertamente esse tema e, com apoio discente dos ingressantes no Curso, defende o ensino da ética como obrigatório no curso em questão. Sugere, para trabalhos futuros, uma pesquisa voltada a todo o corpo discente da UFPR. | pt_BR |