Mapeamento do fluxo informacional na área comercial de uma organização de pequeno porte : estudo de caso em um organização do ramo de eletrônica em Curitiba
Abstract
Resumo: Teve como objetivo a identificação de como o adequado gerenciamento do fluxo de informações nos processos comerciais de organizações de pequeno porte pode beneficiar sua área comercial como um todo, a partir do estudo de caso de uma organização do ramo de eletrônica na cidade de Curitiba. Caracteriza-se como pesquisa exploratória e qualitativa, na qual foram utilizadas como técnicas de pesquisa e coleta de dados a pesquisa documental, a entrevista e a observação assistemática. Constatou-se que a área Comercial tem uma função vital para organizações de pequeno porte, pois é de sua responsabilidade a obtenção e fidelização de novos clientes – atividades primordiais para a sobrevivência e crescimento dessas organizações. Verifica que o mapeamento do fluxo informacional da área Comercial pode auxiliar na padronização, racionalização, confiabilidade e entendimento de seus processos, fato que influencia no desempenho da área como um todo, pois tende a tornar seus processos mais efetivos e reduzir custos. Contexto de grande importância para que as organizações de pequeno porte possam alocar seus recursos para seu crescimento, desenvolvimento e consolidação no mercado.
Collections
- Gestão da Informação [548]