Diretrizes para as políticas de gestão de documentos em arquivos públicos municipais de Curitiba, PR e Região Metropolitana
Abstract
Resumo: Pesquisa descritiva e qualitativa sobre as políticas de gestão de documentos em Arquivos Públicos Municipais de Curitiba e Região Metropolitana. Verifica as políticas de gestão de documentos existentes nos municípios e propõe diretrizes para compor a política de gestão documental com base nas lacunas existentes. Realiza estudo em quatro instituições arquivísticas municipais por meio de visitas, observação participante e questionário. Aponta, dentre os resultados, que é necessário o estabelecimento de políticas de gestão de documentos, pois essas políticas são incipientes ou inexistentes. Dois, dos quatro arquivos objetos da pesquisa, são arquivos históricos. Constata que há necessidade de formalização dos arquivos, e aplicação dos conceitos da área de arquivologia. Observa que, entre os processos de gestão de documentos, a preservação é a maior preocupação em todas as instituições. Percebe que a eliminação de documentos ocorre somente em um dos arquivos. Apresenta como produto final de pesquisa a proposta de políticas de gestão de documentos, elaborada com base na literatura, e na pesquisa empírica.
Collections
- Gestão da Informação [548]