A mineração de dados para descoberta de conhecimento e uma oferta adequada no canal de televisão aberta
Resumo
Resumo: A pesquisa viabiliza a técnica de Mineração de Dados como ferramenta alternativa de sistema de informação transformando dados em informação para tomada de decisão em negócios no processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados possibilitando o relacionamento de metodologias de Business Intelligence e Inteligência Competitiva. A aplicação gerou uma amostra intencional, de cunho descritivo e quantitativo realizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, descrevendo o perfil do universitário como telespectadores para TV aberta local. Utiliza uma técnica, o algoritmo Apriori, para descobrir regras de associação nos conjuntos de dados coletados com o objetivo de descrever dados, identificar padrões e possibilitar oferta para um público específico ou marketing direcionado. Com aplicação de estudo de caso na Band Curitiba, o trabalho identificou as necessidades informacionais da empresa referente a clientes pela observação e referencial teórico. E como produto final apresenta o modelo de conhecimento para a empresa integrada na pesquisa como contribuição a tomada de decisão com técnica de inteligência nos negócios.
Collections
- Gestão da Informação [558]