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    Proposta para o desenvolvimento de um modelo de memória organizacional para uma escola pública estadual

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    TCC - Gilmar Oliveira Vidal.pdf (1.567Mb)
    Date
    2010
    Author
    Vidal, Gilmar Oliveira
    Metadata
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    Subject
    Gestão do conhecimento
    Cultura organizacional
    Escolas publicas
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação
    Abstract
    Resumo: Pesquisa exploratória realizada na Secretaria de uma escola estadual, visando apresentar um modelo para o registro e sistematização da Memória Organizacional. Fundamenta a proposta em pesquisa bibliográfica para identificação de iniciativas de Gestão do Conhecimento. Elabora uma MDPO – Metodologia de Delineamento e Resolução de Problemas Organizacionais para determinar os elementos principais para a definição do problema. Verifica pela análise dos documentos que as informações explícitas estão defasadas e espalhadas. O conhecimento tácito não é compartilhado pelos funcionários. Muitas atividades têm desempenho comprometido pela ausência de documentos e de registros de experiências passadas. Para angariar a colaboração dos funcionários aos objetivos do estudo, foi ministrado um seminário sobre Conhecimento, Conhecimento Organizacional, Gestão do Conhecimento, Cultura Organizacional e Memória Organizacional, em linguagem simples para auxiliar pessoas leigas a compreender os temas envolvidos na pesquisa. Para o desenvolvimento da proposta foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em um estudo de caso. Investiga as práticas relativas à Memória Organizacional mediante questionário fechado que aborda os aspectos internos e externos da retenção do conhecimento. Apresenta os resultados da Memória Organizacional na forma de gráficos e tabelas. Observa que não há preocupação com compartilhamento e não há promoção para estimular as trocas de saberes. A troca de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento dos procedimentos da Secretaria. Pelos resultados do questionário foi observado que as dificuldades provêm da estrutura e procedimentos e as facilidades do fator humano. O mapeamento do conhecimento tácito foi realizado por meio da técnica do Grupo Focal, grupo informal com interesse específico e de tamanho reduzido, associada à técnica do Protocolo Verbal, onde as pessoas "pensam alto" enquanto executam suas atividades permitindo o registro de seu saber. Como produto apresenta uma proposta para o registro, sistematização, retenção, recuperação e disseminação da Memória Organizacional. Esta pesquisa ajudou a reduzir a resistência dos funcionários acerca da socialização do conhecimento organizacional.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48075
    Collections
    • Gestão da Informação [513]

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