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dc.contributor.authorAbreu, Marise Jeudy Moura dept_BR
dc.contributor.otherCarneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-13T23:45:22Z
dc.date.available2020-07-13T23:45:22Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47966
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sônia Maria Marchiorato Carneiropt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente Tese objetivou a analisar as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física no desenvolvimento da formação socioambiental cidadã das crianças de Educação Infantil, de quatro a cinco anos, na escola pesquisada, da Rede Municipal de Curitiba. O referencial teórico abarcou os entendimentos de Criança e Infância(s) construídos em âmbito social, cultural e histórico, desde Rousseau a Malaguzzi, passando por Pestalozzi, Froebel, Rui Barbosa e Montessori; e enfocando concepções pedagógicas de Educação Infantil, com implicações na Educação Física e Educação Ambiental. Neste contexto, analisa-se a trajetória da Educação Física na Educação Infantil brasileira - do final do século XIX até as propostas atuais - e a Educação Ambiental, em seu contexto sócio-histórico e significado. Sob essa base referencial, foram discutidas experiências corporais de Educação Física em conexão com a Educação Ambiental, na Educação Infantil. Tal aporte teórico fundamentou a Metodologia da Pesquisa de Campo, com opção pela Pesquisa-Ação Colaborativa e a consequente seleção da escola e dos sujeitos da pesquisa. Esta, em seis fases, foi desenvolvida mediante a dinâmica dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, possibilitando às docentes-pesquisadoras reflexões críticas e propositivas sobre os quefazeres pedagógicos na Educação Física, em conexão com a Educação Ambiental na Educação Infantil. Pela análise interpretativa das fases da pesquisa foram enfocados, nas Considerações Finais da Tese, os avanços e alcances das reflexões-ações das docentes-pesquisadoras, bem como deficiências de condições pessoais - prévias e concomitantes à experiência de pesquisa - e, ainda, circunstâncias institucionais. E as Considerações Indicativas, em vista de práticas pedagógicas inovadoras na escola pesquisada, com possível extensão a outras escolas: formação docente continuada na Educação Infantil quanto à Educação Ambiental pela conscientização cidadã socioambiental das crianças e às Pedagogias da Infância, sob o foco da Pedagogia da Escuta; o desenvolvimento de experiências corporais: de observação e exploração dos ambientes de vida; lúdicas; e nas relações com o eu, o outro e ambientes de vida, por meio da Educação Física em conexão com a Educação Ambiental; revisão do Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil na escola quanto à Educação Ambiental, transversal e interdisciplinarmente, sob o foco da cidadania socioambiental; superação do ativismo nas ações educativas da Educação Infantil referentes à Educação Ambiental, bem como da orientação conteudista no planejamento da Educação Infantil, valorizando a curiosidade, descoberta, criatividade, autonomia e interações das crianças, especialmente ao ar livre; trabalho dialogal entre Direção, equipe pedagógica e docentes sobre questões teórico-metodológicas dos campos curriculares na relação com a Educação Ambiental; realização de projetos pedagógicos de Educação Ambiental, envolvendo escola e comunidade; continuidade da proposição pedagógico-didática inovadora na escola, entre Educação Física-Arte com a Educação Ambiental, na Educação Infantil; e revisão, pela Secretaria Municipal da Educação, da proposta Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba (CURITIBA, 2006), quanto à Educação Física, para superação de ambiguidades da concepção desse campo curricular. Palavras-chave: Formação socioambiental cidadã. Experiências corporais. Infâncias. Pesquisa-Ação Colaborativa. Círculos Dialógicos Investigativo-formativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this thesis was to analyze the pedagogical practices of Physical Education teachers within municipal school, in Curitiba, Brazil, in view of developing a socioenvironmental citizen education for four to five years old children. The theoretical referral included the concepts of Child and Infancy(ies) in their social, cultural and historic meanings, from Rousseau to Malaguzzi and resorting for that purpose to Pestalozzi, Froebel, Rui Barbosa and Montessori; and then it was focused on pedagogical conceptions of Primary Education related to Physical Education and Environmental Education. In this context, underwent research the status of Physical Education in Brazilian Primary Education - from the late 19th century to present legal referrals - as well as Environmental Education, in its social-historic development and meaning. Upon that fundamental context, body practices in Physical Education were discussed in connection with Environmental Education in Primary Education. Such a theoretical grounding sustained the Field Methodology, in terms of a Collaborative Research-Action that departed from the selection of a school and the research subjects. The Field Research was conducted in accord to Brazilian socio-political pedagogue Paulo Freire's dynamics of investigative-formative dialogue circles, allowing the teacher-researchers critical and proactive reflections about pedagogical tasks in Physical Education, connected with Environmental Education in Primary Education. The Final Considerations, drawn from analysis of the research phases data, pointed to advances in reflection-to-actions on the part of the teacher-researchers, as well as to deficiencies of personal conditions - prior and parallel to the research experience - and yet to institutional circumstances. The Indicative Considerations urge innovative pedagogical practices at the selected school, with possible extension to other schools: continuous teacher training in Primary Education, in terms of Environmental Education for citizen socioenvironmental awareness by children and of the Childhood Pedagogy, under focus of the Listening Pedagogy; the development of bodily experiences of observation and exploration of the living environment; of playful acts; and in relation with oneself, the other and the living environment, through Physical Education in connection to Environmental Education; review of the school Political-Pedagogic Project of Primary Education, for an Environmental Education both transversal and interdisciplinary, aiming at socioenvironmental citizenship; overcoming activism in educational practices in Primary Education regarding Environmental Education, as well as content guidance on the planning of Primary Education; promoting curiosity, discovery, creativity, autonomy and interaction of children, especially outdoors; dialogue between school directors, pedagogical and teaching staff about theoretic-methodological matters of curricular fields in relation to Environmental Education; realization of pedagogical projects in Environmental Education, engaging school and community; continuity of the pedagogical-didactic innovative approach conducted at the school, between Physical Education and Arts in relation to Environmental Education, in Primary Education; and revision, by the Municipal Office of Education, of the proposal "Curricular Guidelines for the Municipal Education of Curitiba" (CURITIBA, 2006), to correct conception ambiguities in this curricular field of Physical Education. Key-words: Citizen socioenvironmental formation. Body practices. Infancy(ies). Collaborative research-action. Investigative-formative dialogue circles.pt_BR
dc.format.extent400 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação fisicapt_BR
dc.subjectEducação - Formação de professorespt_BR
dc.titleO diálogo da educação física com a educação ambiental na educação infantil : um processo de formação de docentes na rede municipal de ensino de Curitibapt_BR
dc.typeTesept_BR


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