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dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene dept_BR
dc.contributor.authorKohls, Chirlei Dianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-13T19:00:34Z
dc.date.available2018-03-13T19:00:34Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47911
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Claudia Irene de Quadrospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 28/04/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 131-137pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa é: como se dá o consumo midiático de jovens a partir do contexto das mediações diante da transformação da comunicação? Os jovens evangélicos são da Comunidade Alcance de Curitiba (PR) e os jovens em conflito com a lei da Casa de Semiliberdade de Curitiba. A faixa etária dos dois grupos varia de 15 a 29 anos. As discussões são embasadas pelas transformações da cultura e da comunicação e as mediações imbricadas nos processos comunicativos e no consumo midiático de jovens. O arcabouço teórico traz principalmente a teoria das mediações, de Jesús Martín- Barbero, e o modelo das múltiplas mediações, de Guillermo Orozco Gómez. Nesse contexto, ainda trabalhamos a convergência sob a perspectiva de transformações culturais e o consumo a partir de uma abordagem multidisciplinar, considerando aspectos como globalização, cidadania, identidade e cultura, na qual também se insere o consumo midiático. Os procedimentos metodológicos adotados são múltiplos: foram aplicados quatro grupos focais, sendo dois com jovens evangélicos e dois com jovens em conflito com a lei; seis entrevistas em profundidade, três de cada grupo; e os mesmos seis jovens tiveram seus perfis do Facebook analisados com base na etnografia virtual. As mediações atravessam e interferem no consumo midiático dos dois grupos de jovens, por exemplo, restringindo o uso da Internet e do celular, o que muda a relação com outros meios, e estimulando o contato com determinados meios, o que também interfere na percepção dos conteúdos midiáticos. No Facebook, os conteúdos publicados pelos jovens também são permeados por mediações em ambos os grupos pesquisados. Palavras-chave: Comunicação. Mediações. Consumo midiático. Convergência. Jovens.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation analyzes how the mediations cross the media consumption of young people in conflict with the law and of young evangelicals in the context of cultural convergence. In this sense, the research's problem is: how the media consumption of young people happens from a mediations' context in face of the transformation of communication? The young Evangelicals are from the Communidade Alcance de Curitiba (PR) and the young people in conflict with the law are from the Casa de Semiliberdade of Curitiba. The age of the members in both groups ranges from 15 to 29 years old. The discussions are based on the transformations of culture and communication and the mediations imbricated in the communicative processes and in the media consumption of young people. The theoretical framework includes mainly the theory of mediations, by Jesús Martín-Barbero, and Guillermo Orozco Gómez's model of multiple mediations. In this context, we also work on convergence from the perspective of cultural changes and consumption from a multidisciplinary approach, considering aspects such as globalization, citizenship, identity and culture, in which media consumption is inserted as well. The methodological procedures adopted are multiple: four focal groups have been applied, two with young evangelicals and two with young people in conflict with the law; six in-depth interviews, three from each group; and the same six young people had their Facebook profiles analyzed based on virtual ethnography. Mediations interfere with the media consumption of the two groups of young people, for example, restricting the use of the Internet and the cell phone, which changes the relation with other means, and stimulating the contact with certain means, which also interferes in the perception of the media contents. On Facebook, content published by young people is also permeated by mediations in both groups that were researched. Keywords: Communication. Mediations. Media consumption. Convergence. Young people.pt_BR
dc.format.extent145 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectConvergência culturalpt_BR
dc.subjectMediação - Comunicaçãopt_BR
dc.subjectMídia - Consumopt_BR
dc.titleMediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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