Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marcelo Cabarrãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T14:22:33Z
dc.date.available2020-12-16T14:22:33Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47905
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 97-100pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro, tem como objetivo compreender o discurso a partir dos enunciados de professores-orientadores de grupos de teatro, com base em suas práticas na esfera educacional. Tendo como princípio norteador que o discurso se efetiva na prática social, esta pesquisa analisou o discurso sobre a atuação de professores no desenvolvimento do grupo teatral na escola, na intenção de entender seus processos de trabalho e objetivos. O aporte teórico-metodológico foi ancorado nas teorias da Pedagogia do Teatro e na Análise Dialógica do Discurso (ADD), e tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal fundamentação teórica. Entre as conclusões obtidas nesta pesquisa, destaco a importância de explorar a rotina e o cotidiano das atividades desses professores, compreendendo, de alguma forma, suas trajetórias, desejos, frustrações e dificuldades, e também, suas conquistas e contribuições. Palavras-chave: Professor-orientador. Grupo teatral na escola. Análise dialógica do discurso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work, linked to the ELiTe research group - Laboratory of Studies in Education, Language and Theater (Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro - ELiTe/UFPR/CNPq) has the objective of understanding the discourse from the enunciation of the teacher-mentor in the theater group, based on their practices in the educational sphere. Having as a guiding principle the fact that the discourse takes place in the social practice, this research analyzed the discourse about the involvement of those teachers in the development of the theater group in the school, with the purpose of understanding their work process and objectives. The theoretical-methodological approach was stablished based on the Theater Pedagogy and the Dialogic Discourse Analysis (DDA) theories and it has its core theoretical foundation in the studies of Bakhtin and the Circle. Among the conclusions obtained in this research, I highlight the importance of exploring the routine and day-to-day activities of those teachers, understanding, in some way, their trajectories, wishes, frustrations and obstacles, but also their achievements and contributions. Key-words: teacher-mentor, theater group in school, Dialogic discourse analysis.pt_BR
dc.format.extent135 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discurso - Análisept_BR
dc.subjectTeatro - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples