Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorIgarashi, Alessandra Meirellespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T19:44:32Z
dc.date.available2024-02-29T19:44:32Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47861
dc.descriptionOrientador : Helena de Fátima Nunes Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Identifica os processos de Memória Organizacional e as suas contribuições para o atendimento aos clientes da empresa Ativa Seg Corretora de Seguros. Desenvolve um estudo de caso a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Busca fundamentação na literatura sobre Gestão do Conhecimento e Memória Organizacional para apontar conceitos e características de Gestão do Conhecimento e Memória Organizacional. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação participante, analise documental e questionário. Os dados foram coletados a partir das cinco categorias de Memória Organizacional (coleta, organização e registro, disseminação, compartilhamento e reuso da informação). Analisa os resultados a partir de nuvens de palavras com as respostas obtidas com a aplicação dos questionários aos colaboradores da empresa objeto de estudo, pela observação participante e evidências encontradas na documentação. Observa, a partir dos resultados, que a Memória Organizacional dá suporte às operações e atividades da empresa objeto de estudo, uma vez que possibilita que a organização retenha as informações produzidas por ela ou para ela, e as organize, conforme seus critérios. A partir da retenção e organização, a empresa disponibiliza tais informações a seus colaboradores, de forma que os mesmo estejam "atualizados". Conclui que os registros são realizados de forma padrão, buscando garantir a qualidade das informações, a recuperação para o reuso de forma rápida. A Memória Organizacional contribui ainda evitando a "amnésia organizacional", ou seja, que o conhecimento organizacional se perca por rotatividade de pessoal, perda ou destruição de arquivos físicos, entre outros motivospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleMemória organizacional e as suas contribuições para o processo de atendimento a clientes da empresa ativa Seg Corretora de Segurospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples