dc.contributor.advisor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Dadamo, Marcela Pazini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T20:06:25Z | |
dc.date.available | 2024-02-29T20:06:25Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47835 | |
dc.description | Orientador : Maria do Carmo Duarte Freitas | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo analisa a experiência dos alunos com o modelo semipresencial no ensino superior, bem como abordagens sobre competências e rubricas. Comparando-as sob o enfoque de avaliar o grau de satisfação por parte do aluno à disciplina SIN101-Introdução à Ciência da Informação ofertada na modalidade à distância do Curso Gestão da Informação da UFPR, em 2013. Para alcançar esse objetivo, realizou-se a coleta de informações junto aos alunos por meio de um questionário com perguntas relacionadas aos seguintes critérios: perfil do aluno, conhecimento sobre o ensino à distância, uso da internet e experiência com a disciplina de Introdução à Ciência da Informação. O grau de satisfação do usuário é declarado apenas no critério experiência com a disciplina, apontando as duas modalidades com grau de satisfação semelhante e preferência pela disciplina ofertada na modalidade mista. Os outros critérios servem para caracterizar o perfil do respondente enquanto aluno e verificar as condições de acesso para cursar uma disciplina à distância. Para complementar o estudo, aplica entrevista com a professora mentora do projeto de ofertar a disciplina à distância. Os resultados demonstram que os alunos optam por cursar a disciplina na modalidade mista e que a modalidade a distancia tem o grau de satisfação semelhante ao presencial. Deve ser levado em consideração o fato de ter sido ofertada apenas uma vez no modelo semipresencial, mas há a falta de uma estratégia formalizada de avaliação para saber se os resultados propostos para formação de competência na disciplina foram atingidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância - Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.subject | Ciencia da informação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Avaliação do grau de stisfação dos alunos com a disciplina introdução à ciências da informação ofertada a distância | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |