Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorSewo, Mírian Toshiko, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T15:42:33Z
dc.date.available2020-09-14T15:42:33Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/4766
dc.descriptionOrientadora: Maria de Fátima Quintal de Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa pretendeu investigar a participação dos educadores das Escolas de Informática e Cidadania que atuam na periferia da cidade de Curitiba e na região metropolitana. Estes educadores são pessoas que desenvolvem atividades educativas nas suas comunidades através de um projeto (Escolas de Informática e Cidadania - EIC) com o Comitê para a Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR). Este estudo verificou quais são as motivações para que as pessoas se introduzam e participem destes grupos e desenvolvam determinadas atividades. O estudo deste processo permite também verificar como as pessoas desenvolvem as atividades, suas dificuldades e seus encaminhamentos. Este estudo possibilitou verificar o que os educadores pensam sobre seu trabalho e o do grupo. A pesquisa também levou a verificar as repercussões destas atividades em suas vidas. Para desenvolver esta pesquisa foi feito um levantamento das pessoas que atuaram como educadores em Escolas da Informática e Cidadania em Curitiba e na Região Metropolitana no ano de 2003. Foram selecionados 12 educadores para compor o grupo de sujeitos da pesquisa, os quais foram entrevistados. Os dados produzidos foram submetidos à análise qualitativa através da técnica de Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a experiência dos educadores no processo da participação provocou modificações na percepção de si, do outro e do mundo, fazendo um movimento de consciência que o conduz à autonomia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to investigate the participation of educators from Computer Science and Citizenship Schools who work in the suburbs of Curitiba and in its metropolitan region. Those educators are people who have developed educational activities in their own communities, through a project (Computer Science and Citizenship Schools - EIC) together with the Committee for Democracy in Computer Science - Paraná (CDI-PR). The study verified what are those people's motivations to insert themselves and to participate in the groups, and to develop definitive activities. That study of the process also permit to verify how people develop the activities, their difficulties and their directions. And the repercussions of those activities in their lives. This study permitted to check what those educators think about their own work, as well as about the group work. In order to develop this research it was taken a survey of the people who acted as educators in Computer Science and Citizenship Schools in Curitiba and metropolitan region in 2003. To compose the subject group twelve educators were selected and interviwed. The data produced were submitted to qualitative analysis by using the Analysis of Contents method. The research came to the conclusion that the experience of those educators in such participatory process had changed their perception of themselves, of the others and of the world - making a move of conscience that leads to their autonomy.pt_BR
dc.format.extent109 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComunidades sociaispt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subjectInformática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.titleEstudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples