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dc.contributor.advisorBohunovsky, Ruth, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorFaber, Claudia Natanja, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherFandrych, Christian, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T15:26:45Z
dc.date.available2019-12-19T15:26:45Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47392
dc.descriptionOrientador: Prª Drª. Ruth Bohunovskypt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Christian Fandrychpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, /0/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Alemão como Língua Estrangeirapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho visa analisar o uso e as funções de certas construções com semântica passiva e modal no alemão científico, mais precisamente sich + lassen + infinitivo e adjetivos com o sufixo -bar, ambos pertencentes ao grupo de Passiversatzkonstruktionen. Estes são comparados com o Vorgangspassiv + verbo modal können, representando a passiva analítica. A voz passiva é vista como uma caraterística da língua científica, pois representa uma estratégia de impessoalidade e neutralidade. Nas gramáticas e manuais de redação científica se encontra uma aceitação acrítica destacando a permutabilidade das Passiversatzkonstruktionen; consenso que esse trabalho desafia. Para realização desta pesquisa foi criado um corpus consistindo de doze artigos científicos e foi executado uma análise qualitativa das construções modais-passivas encontradas. Para obter uma impressão da permutabilidade uma seleção de exemplos foi avaliada por seis especialistas quanto à sua aceitabilidade. Os resultados confirmam a hipótese sobre a existência de diferenças semânticas, estilísticas e funcionais nas formas escolhidas que deveriam fazer parte do ensino do alemão científico. PALAVRAS CHAVE: Alemão científico, voz passiva, gramática funcional, impessoalidade no discurso científico, linguística de corpuspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper aims at the comparative analysis of pragmatic use and function of certain syntactic constructions with passive and modal meaning in scientific German, more precisely sich + lassen + infinitive and adjectives with suffix -bar, both belonging to the group of so called Passiversatzkonstruktionen. The analytic passive form Vorgangspassiv + modal verb können serves as the point of comparison. Passive voice is known as a typical characteristic of scientific language as it allows objectivity by avoiding the use of agents. So far grammars as well as guides to scientific writing have treated this topic in an uncritical manner, stating the interchangeability of all Passiversatzkonstruktionen; a consensus that is being questioned in this paper. The data being analyzed using the qualitative method is taken from a corpus containing twelve academic articles. To gain an impression of the exchangeability of the three modal-passive forms a range of examples were judged by experts in terms of acceptability. Results of this study show semantic, stylistic and functional differences between the chosen passive constructions that should have effects in the way this topic is treated in the teaching of scientific German. KEY WORDS: Scientific German, passive voice, functional grammar, objectivity in academic discourse, corpus linguisticspt_BR
dc.format.extent78 [ca 50] f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLingua espanhola - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectVoz passiva - Análisept_BR
dc.subjectRedação acadêmica - Língua alemãpt_BR
dc.titleAusgewählte modale passiversatzkonstruktionen in der geschriebenen wissenschaftssprache : eine korpusbasierte studiept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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