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dc.contributor.advisorAraújo, Rosane Cardoso dept_BR
dc.contributor.authorVolkmann, Susan Emanuellept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-22T17:50:52Z
dc.date.available2017-06-22T17:50:52Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47318
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 24/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 177-185pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve como tema central o estudo da aprendizagem do violino por meio de um programa de modelação para a performance de violino. A modelação é uma proposta que utiliza a ideia da aprendizagem por observação, utilizando a experiência vicária como fonte de motivação e aquisição de autoeficácia. Neste estudo o termo modelação foi usado para caracterizar processos psicológicos de igualação. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar e avaliar um Programa de Modelação de Domínio para a performance coletiva de violino visando a melhoria dos aspectos corporais em um grupo de aluno com idades entre 14 e 21 anos de idade. Os objetivos específicos foram elaborar um modelo para a performance de violino em grupo com base no programa de modelação de domínio; verificar o desenvolvimento na performance do violino com base na experiência vicária; analisar a aprendizagem dos exercícios de respiração, aquecimento físico e aquecimento instrumental para a performance musical com base na modelação; e verificar a motivação dos participantes da pesquisa a partir da aplicação do modelo. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação estratégica, caracterizada pelo planejamento prévio da transformação pretendida. Os resultados obtidos demonstraram que os participantes se sentem mais motivados ao tocar e se apresentar em grupo. Em relação às crenças de autoeficácia, em desempenhar tarefas e em ser bom aluno, os participantes tiveram uma mudança significativa após a aplicação do programa de modelação. Palavras-chave: Teoria Social Cognitiva; Modelação; Autoeficácia; Violino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research had as its central theme the study of violin learning through a modeling program for a violin performance. Modeling is a proposal that uses the idea of observational learning, using the vicarious experience as a source of motivation and acquisition of self-efficacy. In this study the term modeling is used to characterize psychological matching processes. The overall objective of the research was to prepare and evaluate a Mastering Modeling Program for violin performance in group in order to improve the physical aspects in group of students aged between 14 and 21 years old. The specific objectives were to elaborate a model for violin group performance based on mastering modeling program; monitor the development in violin performance based on vicarious experience; breathing exercises, physical warm-up and instrumental warm-up to the musical performance based on modeling; and verify the motivation of research participants from the application of the model. The methodology used for the strategic action-research, characterized by the previous planning of the feigned transformation. The results showed that the participants feel more motivated when playing and performing in a group. In relation to the self-efficacy beliefs, in performing tasks and in being a good student, the participants had a significant change after the application of the modeling program. Keywords: Social Cognitive Theory; Modeling; Self-efficacy; Violin.pt_BR
dc.format.extent144 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectViolino - Instrução e estudopt_BR
dc.titleA modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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