Relações interpessoais : contribuições para a aprendizagem no ensino fundamental da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar Eief
Resumo
Resumo : Partindo do pressuposto da educação como um processo social, que interfere no desenvolvimento das relações interpessoais, o contexto escolar passa a ser de fundamental importância para a formação destas relações seja entre professor/ aluno; aluno/aluno e alunos e funcionários da educação. Diante disto os objetivos deste artigo foram analisar de que maneira os relacionamentos interpessoais podem favorecer o processo de ensino aprendizagem no Ensino Fundamental da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar EIEF: verificar a importância do espaço escolar para as relações entre alunos, professores e funcionários; refletir sobre as relações interpessoais no ambiente educacional, bem como trabalhar os múltiplos olhares carregados de valores, cultura e afetividade que este nível de ensino necessita. Esta pesquisa está baseada num estudo de natureza qualitativo, que se caracteriza pela descrição, compreensão e interpretação de fatos ocorridos dentro da escola. A estratégia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (estudo de caso). Após a realização do mesmo foi possível verificar que os professores consideram as relações interpessoais de grande relevância para potencializar o processo de aprendizagem para os alunos.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]