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dc.contributor.advisorSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorLourençato, Lidiane Camilapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-12T00:01:52Z
dc.date.available2018-05-12T00:01:52Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47292
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidtpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 221-231pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como o conceito de Juventude e a proposta de Ensino de História estão presentes nos documentos oficiais do Ensino Médio, bem como analisar a maneira pela qual os professores e os jovens se relacionam com a ideia de Aprendizagem Histórica proposta por estes documentos. Esta investigação está situada no campo da Educação Histórica, no qual se compreende a História como uma ciência, que considera a existência de diversas explicações por possuir uma natureza multiperspectivada, conforme as explicações de Barca e Schmidt (2009). Utiliza como aporte teórico a teoria da Consciência Histórica na perspectiva de Rüsen (2001, 2007, 2010, 2012). Para dar subsídios às análises realizadas nos documentos oficiais para o Ensino Médio, primeiramente, buscou-se compreender como o conceito Juventude é abordado por autores como Dayrell (2003), Hobsbawm (1995), Torres (2008), Margulis e Urresti (2000), Pais (1990), Abad (2003), Bourdieu (2003), Edwards (1997), Dubet e Martucelli (1998), Charlot (2001), Kuenzer (2009) e Schmidt (2002). As pesquisas de Germinari (2010); Alves (2011); Fronza (2012); Azambuja (2013); Souza (2014) foram analisadas de forma descritiva e interpretativa, buscando os eixos de interseção em relação à Aprendizagem Histórica de jovens. Foi realizada a análise dos seguintes documentos oficiais do Ensino Médio: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 1999; PCN+, 2002), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM, 2012), os Documentos Orientadores do Ensino Médio Inovador (2009, 2011, 2013, 2014), e dois cadernos de formação de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (2013, 2014), sendo eles "O jovem como sujeito do Ensino Médio" e "Ciências Humanas". A análise destes documentos teve como objetivo entender o conceito de Juventude que foi utilizado e suas consequências para o Ensino de História. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma professora de História que participou da formação de professores proposto pelo PNEM e ministrava aulas para o terceiro ano. Os jovens alunos desta professora também participaram da pesquisa, a eles foi aplicado um questionário composto de questões abertas. Estas análises ajudaram a compreender a forma como o conceito de Juventude vem sendo apropriado pelos documentos oficiais e relacionado com a Aprendizagem Histórica, assim como os embates entre as propostas oficiais e as carências dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Ensino Médio; Ensino de História; Didática da História; Educação Histórica; Juventude.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research seeks to understand how the concept of Youth and the proposal of History Teaching are present in the official documents of High School, as well as to analyze the way in which teachers and young people relate to the idea of Historical Learning proposed by these documents. This research is situated in the field of Historical Education, in which History is understood as a science, which considers the existence of several explanations for having a multiperspectivated nature, according to the explanations of Barca and Schmidt (2009). Use as theoretical contribution the Historical Consciousness theory from Rüsen's perspective (2001, 2007, 2010, 2012). In order to give subsidies to the analyzes carried out in the official documents for High School, it was firstly sought to understand how the concept of Youth is approached by authors such as Dayrell (2003), Hobsbawm (1995), Torres (2008), Margulis and Urresti Pais (1990), Abad (2003), Bourdieu (2003), Edwards (1997), Dubet and Martucelli (1998), Charlot (2001), Kuenzer (2009) and Schmidt (2002). The researches of Germinari (2010); Alves (2011); Fronza (2012); Azambuja (2013); Souza (2014) were analyzed in a descriptive and interpretive way, seeking the intersection axes in relation to the Historical Learning of young people. The following official documents of the Secondary School were analyzed: National Curricular Guidelines for Secondary Education (PCNEM, 1999, PCN +, 2002), the National Curriculum Guidelines (DCN, 1998), the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM, 2012), the Innovative High School Guidance (2009, 2011, 2013, 2014), and two training books of teachers of the National Pact for Strengthening Secondary Education (2013, 2014), being "Young as subject of High School" and "Human Sciences". The analysis of these documents had as objective to understand the concept of Youth that was used and its consequences for the Teaching of History. A semi-structured interview was conducted with a History teacher who participated in the teacher training offered by PNEM and taught classes for the third year. The young students of this teacher also participated in the research, they were applied a questionnaire composed of open questions. These analyzes helped to understand how the concept of Youth has been appropriated by official documents and related to Historical Learning, as well as the clashes between the official proposals and the needs of the subjects involved in the teaching and learning process. Key words: High School; History teaching; Didactics of History; Historical Education; Youth.pt_BR
dc.format.extent190 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDidática - Históriapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleA juventude frente a história : embates entre as propostas de documentos oficiais para o ensino médio e o significado da história como disciplina escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR


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