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dc.contributor.advisorSalles, Liliane Schenfelderpt_BR
dc.contributor.authorLima, Madalena Martinspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T15:30:22Z
dc.date.available2019-06-04T15:30:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47281
dc.descriptionOrientadora: Liliane Schenfelder Sallespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo buscou discutir e refletir o processo de avaliação da aprendizagem que norteia a educação básica nos anos finais do ensino fundamental, para aprofundar as reflexões sobre quais caminhos são necessários percorrer para a inclusão, acolhimento e superação das dificuldades de aprendizagem do aluno, com ações que conduza de fato ao conhecimento, assim apresentou o objetivo de reconhecer as concepções da avaliação, para superação das dificuldades referentes ao ensino aprendizagem com a compreensão de que o mesmo se completa quando inclui, acolhe, aponta soluções, mostra caminhos e facilita a tomada de consciência do aluno sobre a sua aprendizagem. Na atualidade, a avaliação ainda é bastante debatida e criticada e gera divergências de opiniões no ambiente escolar, mesmo assim, há poucas mudanças a respeito, contudo, fortalece o entendimento de que a avaliação é um processo de alta relevância para a educação, é inadmissível que seja motivo de bloqueios e frustrações, mas de bons momentos entre alunos e professores, na busca de novos caminhos e realizações, enfim é nessa relação que se dá a aprendizagem e possibilita a avaliação de ambos e para que atinja os resultados desejados a avaliação precisa ser sistemática, contínua e integral. A pesquisa foi fundamentada em autores como Luckesi (2008), Hoffmann (2010), Ferreira (2009), Vasconcellos (1994) e Sant'Anna (2011). Houve pesquisa de campo com alunos e professores, acompanhados de questionários com questões dissertativas, para compreender e explicar o assunto abordado. O estudo sobre a avaliação da aprendizagem traz a compreensão de que o processo de mudança acontecerá aos poucos e em longo prazo, mas que com o predomínio da persistência, todos começarão rever suas posturas, com o entendimento de que se houver a modificação do que não está satisfatório, há a esperança em trazer de volta o nosso aluno ao prazer e gosto pela aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectMudançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem : percorrendo caminhos para a inclusão, acolhimento e superação das dificuldades de aprendizagem do aluno dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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