O papel do coordenador pedagógico e dos professores frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos dos sextos anos
Resumo
Resumo : Este artigo tem por finalidade refletir sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental de Nove Anos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, o estudo aborda as questões relacionadas às possíveis causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos, o papel do professor, da escola, da família e o trabalho e do coordenador pedagógico no acompanhamento das atividades escolares, articulando todo o trabalho coletivo na escola. A metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa parte de referenciais teóricos que abordam às questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e de questionários realizados com os professores e coordenadores pedagógicos. Utiliza dados de avaliação diagnóstica, realizada pelos técnicos de Língua Portuguesa e Matemática do Núcleo Regional de Pitanga neste ano de 2014. As quais foram à fonte inicial de pesquisa desta problemática. Os dados apresentados neste artigo apontam que muitos alunos dos sextos anos apresentam dificuldades de aprendizagem nos conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática, incluindo as atividades de leitura, escrita, produção textual, interpretação, resolução de problemas e operações simples que envolve adição, subtração, multiplicação e divisão e a necessidade do coordenador pedagógico e dos professores, coletivamente, realizarem o enfrentamento desta situação.
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- Coordenação Pedagógica [455]