Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Márcia Alves de Siqueirapt_BR
dc.contributor.otherSalles, Liliane Schenfelderpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T15:25:40Z
dc.date.available2019-06-04T15:25:40Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47267
dc.descriptionOrientador (a): Liliane Schenfelder Sallespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse estudo visou discutir a formação continuada como uma ferramenta para a aquisição de saberes necessários a prática pedagógica, utilizando-se de autores como: Nóvoa (1992); Libâneo (1998); Romanowsk (2000); Marin (2000); Ferreira (2003), Gatti (2008) e outros que ofereçam argumentos convincentes quanto à utilização da formação continuada, bem como dando subsídios para a sistematização de grupo de estudos, principalmente aos professores municipais da Cidade de Conselheiro Mairinck, interior do Paraná, lotados no Departamento de Educação do Município e que atuam na escola de educação infantil e na escola de ensino fundamental – anos iniciais. O grupo de professores da rede municipal participou desse estudo através de questionário, cujo objetivo foi buscar informações que ajudam a compreender que, se os saberes adquiridos durante as formações continuadas realmente tem transformando a reflexão da prática pedagógica em sala de aula, uma vez que os profissionais da educação necessitam de informações, de orientações e de aprender a aprender, portanto a formação continuada deve contribuir para uma reflexão e re-organização da prática docente com efeito direto no exercício da ação docente, proporcionando assim a ressignificação e a recontextualização de sua prática.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação continuada : o cotidiano escolar enquanto espaço de reflexãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record