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dc.contributor.authorBalotin, Marcia Candida Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherTaques, Mariana Fonsecapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T15:23:27Z
dc.date.available2019-06-04T15:23:27Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47266
dc.descriptionOrientador(a): Prof. Ms. Mariana F. Taquespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem o propósito de analisar o papel do pedagogo escolar em um colégio da rede estadual de ensino do Paraná. Mesmo que pese a importância deste profissional, dificuldades e desafios são postos diariamente como obstáculos à efetivação de sua função. Desse modo, faz-se necessário uma investigação dos problemas enfrentados pelo pedagogo, como o desvio de função, a descaracterização profissional e como esses fragilizam o processo educativo. É necessário avaliar, inclusive, como essas dificuldades no trabalho do pedagogo afetam a efetivação da gestão democrática, a qual pode se caracterizar pela articulação da comunidade escolar nas tomadas de decisões sobre a vida institucional da escola. Toma como metodologia a pesquisa bibliográfica, análise documental e de dados coletados, para uma melhor compreensão do tema estudado. Observou-se que os problemas citados correspondem às dificuldades encontradas pelo pedagogo para exercer sua função na rede estadual de ensino do Paraná. Com a análise dos dados coletados, e com embasamento na teoria, constrói-se um melhor perfil dos problemas enfrentados, como exemplo, podemos citar que o pedagogo enfrenta problemas de origem histórica carregando a antiga função de supervisor disciplinar, problema qual toma grande parte do tempo das funções básicas do pedagogo, como analisar os dados do aproveitamento escolar dos alunos para elaboração e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico, da Proposta Pedagógica Curricular e do Plano de Ação da escola. Ao refletirmos sobre a prática pedagógica, temos a possibilidade de reorganizarmos nosso plano de ação, readequando ele às necessidades encontradas.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO pedagogo escolar : limites e possibilidades de sua funçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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