Show simple item record

dc.contributor.advisorArtigas, Nádiapt_BR
dc.contributor.authorCruz, Eliane Pereira dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-13T19:06:42Z
dc.date.available2019-12-13T19:06:42Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47248
dc.descriptionOrientador : Nádia Artigas.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O artigo em questão tem por premissa analisar as possíveis causas do desinteresse dos jovens pelos estudos. Procura demonstrar as causas e possíveis soluções para que os jovens apresentem interesse e entusiasmo no ato de estudar, abordando especialmente o ambiente escolar. Foram objetos da pesquisa realizada, 42 (quarenta e dois) alunos do Ensino Médio pertencentes ao Corpo Discente de uma escola da Rede Estadual situada na periferia de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Estes jovens participaram relacionando os fatores determinantes para o desinteresse, na qual se utilizou um questionário enquanto uma das ferramentas para coleta de dados, o qual foi aplicado no ano de 2013 e início de 2014. E, através das respostas às questões propostas, tornou-se possível perceber que o desinteresse pelas atividades escolares foi um dos maiores problemas que professores da rede pública de ensino estão enfrentando nas escolas. Por isso a necessidade de desenvolver um estudo voltado para investigar as suas causas, buscando literaturas que retratem o tema, usando instrumentos de pesquisa da realidade local. Pretende-se chamar a atenção de todos para esta problemática que está presente no interior das escolas. Levar os interessados a pensar e a refletir sobre a valorização da aprendizagem, buscando recursos de enfrentamento desta situação, procurando repensar a formação e a prática docente. Sugere ainda, ações para o resgate do interesse dos alunos, sabendo que é preciso reinventar o ambiente escolar, no qual os alunos se sintam orgulhosos em estar e permanecer neste local de crescimento intelectual e pessoal, devendo ser atrativo, acompanhando sempre a evolução dos alunos.pt_BR
dc.format.extent22 p. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO (des)interesse do aluno de ensino médio : o que a escola (não) tem a oferecer?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record