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dc.contributor.authorSouza, Marinete Aparecida dept_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T14:59:46Z
dc.date.available2019-06-04T14:59:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47241
dc.descriptionOrientadora: Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica,pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste estudo é compreender o papel da Coordenação Pedagógica em analisar as dificuldades de aprendizagem diante das dificuldades de leitura e da escrita de alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental. O fracasso escolar é ainda um grande desafio. As dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita são reconhecidas como uma das causas mais determinantes do baixo rendimento escolar. Neste sentido este trabalho aprofundou-se em pesquisas de autores como Piaget (1988) que utiliza os termos biológicos para explicar os processos cognitivos que ocorrem, considera importante para a construção do conhecimento o desenvolvimento orgânico, as experiências físicas e lógico-matemáticas e consequentemente sua adaptação ao meio social. Freire (1983) considera importante a relação dialética intrínsecas na educação, propõe a ação-reflexão como fonte para a conscientização e para a mudança social. Com base nessa ideia Marchesi e Martín, (1995); Pain, (1992); e Fonseca (1995) tem demonstrado que para a aprendizagem ocorrer é preciso que estejam presentes certas integridades básicas na criança e na presença de oportunidades adequadas. Para tanto este processo envolve mais do que apenas saber ler e escrever, é principalmente construir sentidos e significativos à aprendizagem. Podemos observar que no término do primeiro ano de alfabetização, algumas crianças que aparentemente aprenderam a dominar o código linguístico, falham à medida que passam de um ano letivo para o outro tanto nas atividades de leitura e escrita como também nas demais áreas do conhecimento, este trabalho foi baseando nos estudos e nas ideias dos autores bem como na observação e no dia a dia de alguns alunos.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCrianças - Aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscrita - Aperfeiçoamentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico diante das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de alunospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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