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dc.contributor.authorGonçalves, Noemi Ester Croisfeltpt_BR
dc.contributor.otherBarbosa, Aparecida Reispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-03T19:51:03Z
dc.date.available2019-06-03T19:51:03Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47222
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Aparecida Reis Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractSendo o homem um ser histórico que se desenvolve a partir das relações que estabelece em sociedade, podemos compreender que a educação se faz por estas relações que começam com a vivencia na primeira sociedade de uma criança, que é a família, onde esta receberá uma educação informal, aprendendo normas, hábitos e valores que guiarão sua conduta ao longo de sua existência, e se estende até a escola, que por sua vez, transmitirá uma educação formal de conhecimentos acumulados historicamente e sistematizados para o desenvolvimento sócio histórico da humanidade. Diante disto, o presente trabalho visa entender o contexto familiar e social que participam do processo de formação de crianças de 4 e 5 anos e analisar os referenciais culturais, valores e atitudes traduzidas pela criança para a instituição de ensino, bem como, pensar em mediações necessárias para efetivar a ação pedagógica junto ao aluno que traz para a sala de aula comportamentos considerados inadequados para um convívio social, pois, estes desafios nos levam a refletir a educação familiar, a educação na sociedade hoje, o que mudou, o que tem influenciado a educação atual, quais as marcas que a educação formal, informal e a não formal tem deixado em nossas crianças e como a escola tem lidado com isso para processar uma busca de procedimentos pedagógicos que favoreçam a integração de ambos os envolvidos no processo educativo, sendo assim, vemos que as mudanças ocorreram e são fatos reais: a estrutura familiar, as tecnologias, o acesso a informação precisam ser vistas como uma ferramenta e ser utilizada para que as melhorarias na qualidade da relação escola-família ocorram e os reflexos desta no processo ensino e aprendizagem, visto que nosso aluno é fruto de tudo isso.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCuidar e educar fora da escola : impactos e desafios para a organização do trabalho pedagógico na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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