• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Cuidar e educar fora da escola : impactos e desafios para a organização do trabalho pedagógico na educação infantil

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - NOEMI ESTER CROISFELT GONCALVES.pdf (409.6Kb)
    Date
    2014
    Author
    Gonçalves, Noemi Ester Croisfelt
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Escolas
    Família
    Educação de crianças
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Sendo o homem um ser histórico que se desenvolve a partir das relações que estabelece em sociedade, podemos compreender que a educação se faz por estas relações que começam com a vivencia na primeira sociedade de uma criança, que é a família, onde esta receberá uma educação informal, aprendendo normas, hábitos e valores que guiarão sua conduta ao longo de sua existência, e se estende até a escola, que por sua vez, transmitirá uma educação formal de conhecimentos acumulados historicamente e sistematizados para o desenvolvimento sócio histórico da humanidade. Diante disto, o presente trabalho visa entender o contexto familiar e social que participam do processo de formação de crianças de 4 e 5 anos e analisar os referenciais culturais, valores e atitudes traduzidas pela criança para a instituição de ensino, bem como, pensar em mediações necessárias para efetivar a ação pedagógica junto ao aluno que traz para a sala de aula comportamentos considerados inadequados para um convívio social, pois, estes desafios nos levam a refletir a educação familiar, a educação na sociedade hoje, o que mudou, o que tem influenciado a educação atual, quais as marcas que a educação formal, informal e a não formal tem deixado em nossas crianças e como a escola tem lidado com isso para processar uma busca de procedimentos pedagógicos que favoreçam a integração de ambos os envolvidos no processo educativo, sendo assim, vemos que as mudanças ocorreram e são fatos reais: a estrutura familiar, as tecnologias, o acesso a informação precisam ser vistas como uma ferramenta e ser utilizada para que as melhorarias na qualidade da relação escola-família ocorram e os reflexos desta no processo ensino e aprendizagem, visto que nosso aluno é fruto de tudo isso.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47222
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV