dc.contributor.author | Silva, Dorli Aparecida de Gouveia da | pt_BR |
dc.contributor.other | Salles, Liliane Schenfelder | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T16:50:48Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T16:50:48Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47212 | |
dc.description | Orientadora : Liliane Schenfelder Salles. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa buscou analisar a indisciplina na sala de aula, pois o tema é muito recorrente nas escolas, e vem desafiando constantemente professores e pedagogos na busca de identificar causas e consequências diante do processo do ensinar e aprender. Para efetivação desse estudo, a pesquisa de campo se desenvolveu com a aplicação de questionário sobre a temática, com o público de quatro professores e um pedagogo que trabalham no Colégio Estadual do Campo do município de Calógeras. Os dados possibilitaram analisar que a indisciplina prejudica o desenvolvimento das ações pedagógicas necessitando, portanto que exista uma adequação constante na prática educativa, revendo, sobretudo, possibilidades de criar estratégias para que possam subsidiar um trabalho mais efetivo diante da aprendizagem. A escola deve desenvolver o papel de proporcionar espaços de construções de conhecimentos significativos no processo de ensinar e aprender, neste sentido, a pesquisa possibilitou refletir juntamente com professores e pedagogos sobre as práticas desenvolvidas na sala de aula, centrando-se na organização e replanejamento de atividades em sala de aula, para tentar solucionar e minimizar as causas e consequências geradas pela indisciplina na referida sala, pois observou-se que a indisciplina decorre de limitações que estão desafiando a práxis pedagógica da comunidade escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | A indisciplina : causas e consequências no processo do ensinar e aprender | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |