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dc.contributor.authorSantos, Cristina Aparecida Silva dospt_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T19:41:09Z
dc.date.available2019-12-11T19:41:09Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47197
dc.descriptionOrientadora : Adriana Teles de Souza.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem como objetivo discutir a função da coordenação pedagógica, enquanto mediadora na relação família-escola, na perspectiva da gestão democrática, bem como compreender a importância da parceria entre estas instituições, como promotoras do desenvolvimento intelectual e na formação do estudante. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em estudiosos como: Vigotski (1998), Saviani (2012), Freire (1996), Smolka (2013), Paro (2005), que tratam da implementação da gestão democrática nas escolas públicas, da participação da família na vida acadêmica dos filhos e o desenvolvimento do estudante. A pesquisa teve, portanto, cunho qualitativo, da aplicação de entrevistas à coordenação pedagógica de um Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Cianorte, no Paraná. Para tanto, para as análises, utilizou-se da metodologia dos Núcleos de Significação.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectLar e escolapt_BR
dc.titleGestão democrática : contribuições para a promoção da aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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