Avaliação escolar no ensino fundamental : entre a normativa legal e o que se pratica na escola
Resumo
Resumo : O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a prática avaliativa em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da área metropolitana norte de Curitiba no Estado do Paraná. O objetivo é constatar se a subjetividade da prática avaliativa vem ao encontro à objetividade determinada nas legislações. A análise dos fundamentos históricos da avaliação, desde o século XVI relacionada aos dados coletados demonstrou que ainda hoje no processo avaliativo sobrepõe-se o aspecto quantitativo sobre o qualitativo. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e levantamento de dados na instituição, com respeito à turma que é o objeto de estudo. Os dados, referentes ao ano de 2013 compreendem as atas do conselho de classe, os livros de registro de classe dos professores no ano de 2013 e os questionários respondidos pelos docentes e discentes da turma observada. A partir destes elementos foi possível analisar comparativamente as normativas legais vigentes até a data atual, trazendo uma reflexão do que vem acontecendo na escola e o que deveria acontecer, segundo as Leis. A intenção é fundamentar as ações e os momentos de reflexão e de discussão entre pedagogos e professores, bem como dos demais profissionais da educação desta instituição de ensino, buscando no coletivo, ações que melhorem a qualidade do processo avaliativo na escola.
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- Coordenação Pedagógica [455]