O papel do coordenador pedagógico na instrumentalização do conselho de classe
Resumo
Resumo : Com a nova LDB 9394/96 dá-se a abertura a um novo tempo para a Educação Brasileira voltada à democracia e a uma educação para todos e o Conselho de Classe, como também o papel do Coordenador Pedagógico conquistam seus espaços dentro do âmbito escolar, proporcionando o acesso ao ensino e aprendizagem e garantindo uma educação de qualidade para todos e valorizando o conhecimento científico e o saber erudito. Nesse contexto o papel do Coordenador Pedagógico dentro do Conselho de Classe fica expressamente comprometido em desenvolver a função social que essa instância necessita para alcançar o seu objetivo dentro da proposta pedagógica da instituição escolar e garantir que se efetive a democracia e uma educação de qualidade para todos. Essa pesquisa se ateve a importância do papel do Coordenador Pedagógico dentro do Conselho de Classe, buscou-se analisar o contexto histórico, político e social dentro das LDB’s 5.692/71 e 9.394/96 , reflexões sobre as práticas pedagógicas, as dificuldades e os entraves relacionados entre os processos de ensino aprendizagem dentro dessa instância colegiada. A metodologia envolveu-se no estudo bibliográfico qualitativo e o da análise de conteúdo, onde permitiu a leitura e a construção de interpretações fundadas em Dalben (1992, 2004), Mattos (2005), Kuenzer (2002), Gil (2002) e Paro (2006) e outros. A relevância dessa pesquisa proporcionou reflexões fundadas na necessidade de reconhecer essa instância colegiada como uma reunião de oportunidades pedagógicas para educadores, direções e coordenadores pedagógicos se encontrarem para trocas de experiências , avaliando-as e reconstruindo-as , podendo oportunizar todo o colegiado a refletir dentro da coletividade os princípios da gestão democrática e dessa forma garantir a função da escola pública.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]