dc.contributor.advisor | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Cleusa Stempniak dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T13:28:32Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T13:28:32Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47191 | |
dc.description | Orientador : Adriane Carneiro Ferreira. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho aborda a questão do insucesso escolar. Tema bem atual na sociedade, por isso a necessidade de entender suas possíveis causas e consequências na educação brasileira. Parte do pressuposto que esta situação envolve todo o processo ensino aprendizagem e seus sujeitos e que ao se falar de insucesso escolar, é preciso considerar questões relativas à organização e estruturação do ensino brasileiro e suas especificidades locais, regionais, considerando suas implicações como as condições de trabalho dos professores, a comunidade local, as condições físicas, psicológicas, sociais e econômicas dos alunos. Entende-se que todo este conjunto reflete a realidade da escola, portanto a necessidade de compreender as dificuldades encontradas pelos professores com relação ao ensino, assim como as causas da não aprendizagem dos alunos. O trabalho tem como eixo fundamental debater sobre a função que o pedagogo exerce dentro do espaço escolar frente a essa situação, desconsiderando um pouco da burocratização do trabalho pedagógico e entendendo-o como profissional essencial para a democratização da escola pública. Sendo assim, o intuito deste artigo é repensar o papel do pedagogo frente ao processo ensino aprendizagem, buscando modificar o panorama até então apresentado e assim promover uma educação pública de qualidade a todos. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Baixo rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | O insucesso escolar pela ótica de pedagogos, professores e alunos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |