• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MAYRA OTHERO NUNES JARDIM MUGNAINI.pdf (2.770Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Mugnaini, Mayra Othero Nunes Jardim
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente dissertação situa-se no âmbito do ensino/aprendizagem de Filosofia no Ensino Médio, tendo como ponto central as significações contidas na intencionalidade docente, portanto, os sujeitos de pesquisa são os professores de Filosofia no Ensino Médio. A pesquisa possui como objetivo geral investigar em que medida o ensino/aprendizagem de Filosofia realiza contribuições por meio da intencionalidade docente: quais seriam/são estas intencionalidades no processo de formação de sujeitos. Especificamente, tem-se como objetivos, problematizar alguns pressupostos teórico metodológicos do ensino/aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio; analisar a aprendizagem da filosofia no Ensino Médio como recepção filosófica. Assim, esta pesquisa realizou um caminho metodológico fundamentando-se teoricamente em Agnes Heller, Antonio Gramsci, Karl Marx e outros - para que um diálogo entre a educação e filosofia pudesse ser estabelecido - e, posteriormente, a pesquisa empírica e qualitativa. Para tanto, realizou-se a aplicação de questionários e entrevistas com professores de Filosofia no Ensino Médio - foram observados cinco pontos convergentes nos instrumentos utilizados e, a partir de uma abordagem de cunho qualitativo, realizou-se as análises a fim de identificar as perspectivas e compreensões contidas nas falas dos próprios docentes. Baseado nas análises concluiu-se que, a partir do momento que a ação docente do/da professor/professora de Filosofia seja guiada pela conexão entre teoria e prática, os conteúdos não serão apenas transmitidos, como também questionados e, assim, a significação para/nos sujeitos exista/se estabeleça. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Intencionalidade Docente. Aprendizagem Filosófica. Educação.
     
    Abstract: The present Graduate dissertation is situated in the field of Philosophy teaching/learning in high school, with its main objective being the significations present in the intentionality of the teacher, therefore, the subjects of this research are high school Philosophy teachers. The research's general objective is to investigate in what measure Philosophy teaching/learning makes contributions for the subjects by means of teacher's intentionality. Specifically, it aims to problematize some methodological theoretical assumptions in the Philosophy teaching/learning in high school; analyze the learning of high school Philosophy as philosophical reception. Thus, this research traced a methodological path theoretically based on Agnes Heller, Antonio Gramsci, Karl Marx and others - so that a dialog between education and philosophy could be established; posteriorly the empiric qualitative research was introduced to the research. In order to do so, questionnaires and interviews were made with high school Philosophy teachers, there were five main points to be acknowledged, and, qualitatively they were analyzed with the purpose of identifying the perspectives and comprehensions contained in the enunciations of the teachers themselves. Backed up by the analysis, the conclusion was that, from the moment scholar action of the Philosophy teacher is guided by the connection between theory and praxis, the contents will not only be transmitted, but also questioned and, therefore, will have meaning for/in the subjects. Key-words: Teaching Philosophy. High School. Teacher Intentionality. Philosophical Learning. Education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47143
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV