Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPelaez, Victor, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorManzo, Rubens Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-25T19:39:11Z
dc.date.available2023-07-25T19:39:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47121
dc.descriptionOrientador: Victor Manoel Pelaez Alvarezpt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho é analisado o processo de difusão do aplicativo Uber. Este permite a contratação de serviços de motorista particular a qualquer pessoa que tenha o software instalado no celular, como uma alternativa de transporte individual ao serviço de táxi. A análise consiste na identificação e discussão dos fatores determinantes da difusão do aplicativo em nível nacional e internacional. Neste estudo foram utilizados os conceitos de Nathan Rosenberg sobre difusão tecnológica e os fatores que influenciam as taxas e o ritmo da difusão de novas tecnologias, além de dados extraídos de reportagens, artigos acadêmicos, e relatórios de entidades públicas e privadas acerca dos temas inovação e defesa econômica. A continuidade da atividade inventiva, o aprendizado dos usuários e inventores, e as complementaridades tecnológicas são elementos fundamentais na explicação do fenômeno da difusão. Dentre esses fatores o papel exercido pelas instituições ganha destaque. A relevância das instituições no processo de difusão de tecnologias tal como o Uber decorre do fato de que tais aplicativos têm gerado mudanças importantes e visíveis nos hábitos dos consumidores e no sistema social vigente. Um novo padrão de comportamento dos agentes baseado na economia do compartilhamento tem gerado polêmica e conflitos entre grupos sociais, necessitando que ocorra a intervenção das autoridades públicas e jurídicas para a resolução destes problemaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTransportes - Transito de passageirospt_BR
dc.subjectTaxispt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.titleO processo de difusão dos serviços de transporte compartilhados : o caso do Uberpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples