Show simple item record

dc.contributor.authorGregório, Rosangela Alves de Godoypt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Giselle Christinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-03T18:50:20Z
dc.date.available2019-06-03T18:50:20Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47116
dc.descriptionOrientadora : Giselle Christina Corrêapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O plano de trabalho docente expressa a coerência entre a teoria e a prática pedagógica docente. Porém existem profissionais que o concebem enquanto documento burocrático, distanciando-se de teorias contemporâneas que apontam para esse instrumento enquanto norteador de toda a ação pedagógica. Na medida em que o docente elabora seu planejamento de forma reflexiva, além de ser possível que ele identifique avanços e dificuldades em relação à aprendizagem, poderá prever estratégias mais eficazes com vistas à superação da indisciplina e também em relação à motivação dos alunos para os estudos. O presente estudo teve como objetivo investigar se os professores que atuam em uma Instituição de Ensino da rede pública do Estado do Paraná, que atendem a um total de 18 turmas das Séries Finais do Ensino Fundamental, no período da tarde, consideram o plano de trabalho docente enquanto ferramenta que contribui na superação da indisciplina e como instrumento desencadeador da motivação de estudantes em relação aos estudos. Os resultados demostram que a maioria dos docentes não relaciona o ato de planejar às possibilidades de superação da indisciplina e da falta de motivação discente para realizar atividades em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent24 p. : il. color., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePlano de trabalho docente : limites e possibilidades na superação da indisciplina e na motivação discente : um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record