Adaptação curricular para alunos com dislexia
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Marcelino, Rosemary Inês
Metadados
Mostrar registro completoTipo
Monografia Especialização DigitalResumo
Resumo : O presente artigo tem como foco as Necessidades Educacionais Especiais dos
alunos que apresentam Transtornos de Aprendizagem, neste estudo, alunos com Dislexia, e procura oferecer aos professores referenciais para a reflexão sobre a Adaptação Curricular necessária. Também debate sobre o caráter de flexibilidade e dinamicidade que o currículo escolar deve ter, proporcionando a todos os alunos meios para que possam aprender de forma significativa. Reforça ainda que não se trata apenas de métodos, recursos pedagógicos e conteúdos, pelo contrário, a Adaptação Curricular implica na reorganização do Projeto Político Pedagógico de cada escola, levando em conta as necessidades dos alunos e a possibilidade de participação efetiva em todas as atividades escolares. Por fim, indica a importância, por parte dos sistemas de ensino, de se oportunizar profissionais especializados,
além das equipes pedagógicas presentes nas escolas, para atendimento a alunos com Dislexia, visando à igualdade de oportunidades e assim o sucesso na vida escolar.
Coleções
- Coordenação Pedagógica [437]