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dc.contributor.advisorQuirino, Simony Rafaeli, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorTonche, Josiane Cipriano da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T19:17:51Z
dc.date.available2019-12-18T19:17:51Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47110
dc.descriptionOrientador : Simony Rafaeli Quirinopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender as razões do desinteresse dos alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais pela educação escolar. Para isso foram aplicados questionários aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Jundiaí do Sul/ Paraná. Para a análise dos questionários foram criadas categorias de análise, a partir da reflexão das respostas obtidas, frente ao referencial teórico abordado na pesquisa, sendo abordada a visão dos professores sobre a motivação e aprendizagem, os fatores que podem levar o aluno ao desinteresse pelas aulas e o trabalho do professor em sala de aula e sua interação com os alunos. Pode-se verificar por meio das respostas dos professores que as principais razões do desinteresse desses alunos são a política falha do sistema educacional do país, a desvalorização do trabalho do professor, as condições de infraestrutura inadequadas nos prédios escolares, os métodos de ensino impróprios e inadequados, o sistema de aprovações que privilegia a quantidade sobre a qualidade, além de carências afetivas, deficiências nas condições de nutrição, habitação, higiene e de saúde das famílias, falta de estímulo cultural, lúdico e psicomotor e problemas nas relações familiares, falta de comprometimento da família e do próprio aluno, dificuldades de aprendizagem e a evasão escolar. Assim sendo, é necessário que se introduzam mudanças nas condições de funcionamento da escola, na prática adotada pelos professores, buscando conseguir a adesão da família para sua tarefa de desenvolver nos educandos atitudes positivas e duradouras com relação ao aprender e ao educar, para que todos os alunos obtenham sucesso no aprendizado, independentemente de sua condição econômica ou social.pt_BR
dc.format.extent20 p. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleO desinteresse dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental pela educação escolar : causas e possíveis intervençõespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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