dc.contributor.advisor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Tonche, Josiane Cipriano da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T19:17:51Z | |
dc.date.available | 2019-12-18T19:17:51Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47110 | |
dc.description | Orientador : Simony Rafaeli Quirino | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender as razões do desinteresse dos alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais pela educação escolar. Para isso foram aplicados questionários aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Jundiaí do Sul/ Paraná. Para a análise dos questionários foram criadas categorias de análise, a partir da reflexão das respostas obtidas, frente ao referencial teórico abordado na pesquisa, sendo abordada a visão dos professores sobre a motivação e aprendizagem, os fatores que podem levar o aluno ao desinteresse pelas aulas e o trabalho do professor em sala de aula e sua interação com os alunos. Pode-se verificar por meio das respostas dos professores que as principais razões do desinteresse desses alunos são a política falha do sistema educacional do país, a desvalorização do trabalho do professor, as condições de infraestrutura inadequadas nos prédios escolares, os métodos de ensino impróprios e inadequados, o sistema de aprovações que privilegia a quantidade sobre a qualidade, além de carências afetivas, deficiências nas condições de nutrição, habitação, higiene e de saúde das famílias, falta de estímulo cultural, lúdico e psicomotor e problemas nas relações familiares, falta de comprometimento da família e do próprio aluno, dificuldades de aprendizagem e a evasão escolar. Assim sendo, é necessário que se introduzam mudanças nas condições de funcionamento da escola, na prática adotada pelos professores, buscando conseguir a adesão da família para sua tarefa de desenvolver nos educandos atitudes positivas e duradouras com relação ao aprender e ao educar, para que todos os alunos obtenham sucesso no aprendizado, independentemente de sua condição econômica ou social. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Motivação na educação | pt_BR |
dc.title | O desinteresse dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental pela educação escolar : causas e possíveis intervenções | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |