dc.contributor.advisor | Almeida, Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Moskuen, Sandra Mara | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-30T20:37:31Z | |
dc.date.available | 2018-11-30T20:37:31Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47108 | |
dc.description | Orientador : Prof. Drdo. Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A indisciplina observada nos 1º e 2º anos do ensino fundamental de nove anos levou a uma pesquisa focalizando o que os pais, os professores e alunos pensam sobre
indisciplina escolar e quais seriam os papéis da família e da escola no processo de
construção de regras com as crianças. O estudo teve como referência diversas
abordagens existentes no campo teórico sobre a indisciplina escolar. A pesquisa de
campo foi realizada através da aplicação de questionários para professores e entrevistas
para pais e alunos na comunidade escolar da Escola Municipal Professora Judith Goss
de Lima – União da Vitória-PR. Através dos dados coletados foi possível identificar
fatores que nos permitem compreender algumas das causas da indisciplina escolar,
proporcionando a discussão com o objetivo de apontar alternativas que favoreçam a
resolução de situações indisciplinares. | pt_BR |
dc.format.extent | [28] p. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Compreendendo e dialogando a indisciplina escolar na Escola Municipal Professora Judith Goss de Lima | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |