O desafio em garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender as dificuldades que as professoras apresentam em propor atividades diferenciadas e diversificadas para atender aos diferentes níveis de aprendizagem em sala de aula e assim garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto foram utilizados nesta pesquisa para embasamento teórico autores como Vygotsky (1991-2000 e 2006), Jefferson Mainardes (2009), Telma Ferraz Leal (2005), Artur Gomes Morais (2005), entre outros. O estudo apresenta a importância do trabalho pedagógico planejado, identificando os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos e assim as professoras planejar e organizar boas situações didáticas para que todos os alunos avancem na aprendizagem. Para melhor compreender o objetivo desta pesquisa, a metodologia contou com a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas, respondido por professoras de nove turmas (duas da Educação Infantil, cinco do Ensino Fundamental, uma da Educação de Jovens e Adultos e uma da Classe Especial) e três professoras de apoio permanente. Os dados coletados proporcionaram a compreensão por meio de gráficos e tabelas das respostas, a complexidade do trabalho pedagógico realizado pelas professoras em sala de aula para garantir uma educação de qualidade para todos.
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- Coordenação Pedagógica [455]