Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Simone Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Vanisse Simone Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T22:40:45Z
dc.date.available2019-05-31T22:40:45Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47093
dc.descriptionOrientadora : Profª Msc. Vanisse Simone Alves Corrêapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem por objeto de estudo a reflexão acerca da importância da atuação do Conselho Escolar no processo educacional, com ênfase na gestão escolar/democrática, a partir da análise de dados de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, tornando possível a verificação das relações de poder existentes na escola e como estas relações afetam o ambiente escolar positivamente e/ou vice – versa, bem como a participação efetiva do conselho escolar pode contribuir de maneira significativa no processo ensino-aprendizagem. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário com oito questões objetivas ofertado a vinte e cinco entrevistados (diretores, professores, funcionários, pais e alunos representantes do Conselho Escolar). Como suporte teórico foi utilizado leituras baseadas em vários autores, principalmente Weber (1992), Souza (2006), Corrêa (2010), Bordignon (2013), Nascimento (2007) entre outros, além da legislação referente ao tema. A pesquisa concluiu que as escolas, apesar de caminharem a passos largos rumo ao processo de democratização, ainda possuem certos entraves quando relacionados ao papel do diretor, que em sua maioria tem um perfil centralizador na tomada de decisões, devido ao forte simbolismo da sua função. Outro entrave é a falta de clareza acerca do papel que cada membro representante do Conselho Escolar exerce.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administração - Participação dos paispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA importância dos conselhos escolares no processo de gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples