Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Sirlene Borgespt_BR
dc.contributor.otherArtigas, Nádiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-29T18:28:58Z
dc.date.available2018-11-29T18:28:58Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47091
dc.descriptionOrientadora : Nádia Artigaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa teve como foco a investigação sobre a participação do professor na formação continuada e como esta prática pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante. Ao observar-se o trabalho dos docentes de uma determinada escola Municipal de Curitiba, na qual são atendidos 706 estudantes, pôde-se perceber que muitos são os quesitos para o bom desenvolvimento do aluno na escola. Na busca de encontrar respostas sobre como tornar a escola um espaço de aprendizagens significativas, considerou-se importante realizar um estudo exploratório e comparativo entre as turmas, considerando os resultados das avaliações internas, realizadas na escola ao final do ano de 2013 e considerando o nível de participação dos professores regentes destas turmas em formação continuada. No desenvolvimento da pesquisa foi também aplicado uma estratégia para levantamento de dados na qual participaram seis (6) professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que conduziram as turmas no decorrer de todo o ano letivo. Não foram observados os resultados das turmas onde as profissionais estiveram de licença ou afastadas por situações específicas, onde houve troca de regente, bem como não houve análise das turmas de educação infantil e educação especial. Apesar dos resultados apresentados nas observações da escola indicarem melhor qualidade do ensino aprendizagem na maioria das turmas observadas, em que o professor apresentou maior interesse pela formação continuada, as buscas científicas apontaram que não há uma resposta exata que demostre o professor como principal responsável pelo sucesso escolar do estudante.pt_BR
dc.format.extent[23] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação contínua do professor : fator preponderante para o desenvolvimento da aprendizagem do estudantept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples