Formação contínua do professor : fator preponderante para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante
Resumo
Resumo : Esta pesquisa teve como foco a investigação sobre a participação do professor na formação continuada e como esta prática pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante. Ao observar-se o trabalho dos docentes de uma determinada escola Municipal de Curitiba, na qual são atendidos 706 estudantes, pôde-se perceber que muitos são os quesitos para o bom desenvolvimento do aluno na escola. Na busca de encontrar respostas sobre como tornar a escola um espaço de aprendizagens significativas, considerou-se importante realizar um estudo exploratório e comparativo entre as turmas, considerando os resultados das avaliações internas, realizadas na escola ao final do ano de 2013 e considerando o nível de participação dos professores regentes destas turmas em formação continuada. No desenvolvimento da pesquisa foi também aplicado uma estratégia para levantamento de dados na qual participaram seis (6) professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que conduziram as turmas no decorrer de todo o ano letivo. Não foram observados os resultados das turmas onde as profissionais estiveram de licença ou afastadas por situações específicas, onde houve troca de regente, bem como não houve análise das turmas de educação infantil e educação especial. Apesar dos resultados apresentados nas observações da escola indicarem melhor qualidade do ensino aprendizagem na maioria das turmas observadas, em que o professor apresentou maior interesse pela formação continuada, as buscas científicas apontaram que não há uma resposta exata que demostre o professor como principal responsável pelo sucesso escolar do estudante.
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- Coordenação Pedagógica [455]