Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSalles, Jakeline Silvapt_BR
dc.contributor.otherQuirino, Simony Rafaeli, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T19:28:42Z
dc.date.available2019-11-25T19:28:42Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47078
dc.descriptionOrientadora : Professora Ma. Simony Rafaeli Quirinopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo procura mostrar como ocorre o processo de alfabetização de alunos indígenas, tendo como pano de fundo a realidade do Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj, situado na Terra Indígena São Jerônimo, no município de São Jerônimo da Serra/Paraná. Para isso, foi analisado o Projeto Político Pedagógico da escola e foram aplicados questionários aos professores alfabetizadores procurando mostrar a visão que estes têm sobre o processo de alfabetização dos alunos indígenas. Pode-se ver que na escola pesquisada o processo de alfabetização ocorre de forma bilíngue, onde além das aulas de língua portuguesa, os alunos têm aulas da língua materna das etnias que fazem parte da Terra Indígena São Jerônimo. Segundo os professores alfabetizadores o ensino de língua portuguesa juntamente ao ensino da língua materna dos alunos é provido por discussões sobre a cultura, uma vez que, os conteúdos abordados são interdisciplinares, podendo, portanto, vincular-se a alfabetização.pt_BR
dc.format.extent15 p. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectÍndios - Educaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização de alunos indígenaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples