A dimensão afetiva da função de coordenação pedagógica : relação entre afetividade e aprendizagem
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Sasso, Angelita Aparecida Varella
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente artigo tem por objetivo analisar a importância que os professores, coordenadores pedagógicos e alunos conferem à dimensão afetiva no processo de ensino e de aprendizagem. Trata acerca da afetividade enquanto uma das dimensões no processo de desenvolvimento humano e sua relação com a aprendizagem. Realiza ainda a reflexão sobre a importância da coordenação pedagógica na formação e acompanhamento dos profissionais para que a dimensão afetiva não seja excluída das relações existentes nas salas de aula. Analisa também que a efetividade da ação educativa na instituição perpassa a sua própria capacidade de estabelecer vínculos afetivos com os professores e alunos, sujeitos do ato de aprender e ensinar. Assim,realiza a análise teórica sobre o tema. Utiliza ainda de dados coletados por meio de questionários aplicados a alunos, professores e coordenadores pedagógicos. As análises apontam que a relação educacional entre coordenador e professor, professores e alunos devem ser fundamentadas, também em afetos e que essa dimensão deve ser trabalhada no aspecto formativo dos sujeitos.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]